MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Brasil Conta Comigo: sobre o direito ao bônus de 10% nas provas de residência médica

Brasil Conta Comigo: sobre o direito ao bônus de 10% nas provas de residência médica

Alunos de cursos da saúde e médicos que atuarem como supervisores no programa, enfrentam problemas em relação à utilização do bônus de 10%.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Atualizado em 22 de fevereiro de 2022 10:03

(Imagem: Arte Migalhas)

Inicialmente, muitos são os casos de impedimento para o uso desse bônus. Tal fato é consequência da falta de certificação por parte do Governo Federal, pois, para muitos até o momento não foi fornecido documento que comprove que o médico/estudante fez parte da ação. Assim, tais candidatos correm o risco de deixar de receber o bônus de 10% nas provas de residência, por não terem como comprovar a participação no programa.

Em contrapartida, existem alguns processos seletivos de programas de residência médica que divulgaram os editais sem que fosse feita qualquer menção ao direito ao bônus de 10% aos participantes do "Brasil Conta Comigo", o que vem gerando enorme insegurança por parte dos que se filiaram ao programa, vez que muitos terão que recorrer à via judicial para conseguir usufruir do direito ao bônus.

Como exemplo da situação acima narrada, foi divulgado o edital do Processo Seletivo Unificado para Residência Médica do Estado de Minas Gerais (PSU-MG), maior concurso de residência médica do estado de Minas Gerais, sem que houvesse previsão referente à bonificação extra que deveria ser concedida aos participantes do "Brasil Conta Comigo".

Na verdade, tal postura é bastante comum por parte dos responsáveis pelos concursos de residência médica, que desde a criação do PROVAB sempre dificultaram ao máximo a concessão do bônus de 10% a candidatos que participavam de programas do Ministério da Saúde que continham tal benefício.

Assim, caso qualquer participante do "Brasil Conta Comigo" venha a ser prejudicado, a saída será buscar orientação jurídica, para que sejam analisadas as medidas cabíveis para garantir o direito ao bônus de 10% nas provas de residência médica.

Campanha Brasil Conta Comigo

Em abril de 2020, o Governo Federal deu início à campanha Brasil Conta Comigo, com o intuito de recrutar estudantes e profissionais da saúde para enfrentar a pandemia do Covid-19.

Em edital, foi estabelecido que quem participasse, receberia bônus de 10% nas provas de residência médica. Contudo, não foram estabelecidos critérios claros para a concessão desse bônus adicional aos médicos, o que pode gerar equívocos e injustiças.

Quem participou da ação tem direito a essa bonificação, e se preciso, pode garantir seus direitos na Justiça. 

Relembre e entenda a campanha

A ação estratégica do Governo Federal, "Brasil Conta Comigo - Profissionais da Saúde", descrita na Portaria GM/MS 639, foi publicada no Diário Oficial da União no dia 02 de abril. Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo era aumentar o número de pessoas trabalhando em prol da população infectada pelo coronavírus.

Certificados e bolsa

A ação foi direcionada para alunos de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia - de instituições federais de ensino e também profissionais dessas áreas. O edital estabelecia:

- Para aqueles cujo andamento da graduação ocupava o quinto ou sexto ano de medicina e alunos do último ano de enfermagem, farmácia e fisioterapia, foi oferecido uma bolsa no valor de R$ 1.045,00 com o cumprimento de quarenta horas semanais por mês.

- Já os demais, receberam uma bolsa no valor de R$ 522,50 com o cumprimento de vinte horas semanais por mês.

- Além disso, esses alunos receberam um certificado de participação contendo a carga horária exercida, juntamente com a comprovação de esforço ao combate ao coronavírus.

- Tal certificado visa ao aluno garantia de 2 anos contabilizados a partir da data de expedição, pontuação extra de 10% no processo de seleção pública para programas de residência promovidos pelo Ministério da Saúde.

- Seus supervisores possuíam o mesmo direito referente ao certificado, com garantia de 2 anos contabilizados a partir da data de expedição, pontuação extra de 10% no processo de seleção pública para programas de residência promovidos pelo Ministério da Saúde.

- Esses supervisores tinham como obrigação a confirmação no sistema dos alunos que se apresentaram dentro do prazo, atestamento mensal do cumprimento da carga horária no sistema e monitoramento referente a frequência dos alunos.

Divergência de informações

Estudantes e profissionais que atuaram supervisionando os alunos possuem direito de receber essa pontuação extra, a questão é que não foram estabelecidos critérios claros e objetivos de como seria a concessão desse bônus aos médicos.

Sendo assim, é provável que boa parte dos processos seletivos de residência médica do país dificulte o uso dessa bonificação para os médicos e estudantes que possuem o direito, da mesma forma que acontecia com os participantes do PROVAB nos primeiros anos após a criação do direito à pontuação adicional.

Sou médico e tive meu bônus negado. O que posso fazer?

Antes de qualquer medida, o primeiro passo para receber a bonificação é realizar o envio de um e-mail para a Secretaria de Gestão no Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) (sgtes@saúde.gov.br), órgão responsável pelos programas voltados para profissionais médicos, questionando-os sobre como fazer para usufruir do bônus nas provas de residência médica deste ano.

Dependendo do posicionamento dos representantes, ou caso não haja, procure um advogado de confiança para sua orientação. Feito isso, é realizada uma avaliação pelo profissional sobre as providências que podem ser tomadas.

Caio Tirapani

VIP Caio Tirapani

Advogado, sócio-diretor do escritório CTAA, graduado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, pós-graduado em Direito Médico, especialista em Concursos Públicos, Residência Médica e Cotas Raciais.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca