sábado, 20 de agosto de 2022

MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Agilidade e economia são premissas na terceirização do financeiro no segmento jurídico

Agilidade e economia são premissas na terceirização do financeiro no segmento jurídico

Vale acrescentar que ter profissionais especializados na área e fora da estrutura da empresa permite uma visão mais técnica das informações sem envolvimento emocional e interesses financeiros.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Atualizado às 08:51

(Imagem: Arte Migalhas)

Quem é empresário, especialmente no ramo da advocacia, certamente já ouviu a frase "tempo é dinheiro" e, sem dúvidas, as gestões operacional e gerencial do departamento financeiro de um negócio são fundamentais para ajudar uma empresa a equilibrar as operações e, principalmente, crescer em lucratividade.

O financeiro é um combustível insubstituível dentro de toda organização e funciona também como um "funil", tudo reflete nele. Seja para ajustes ou avanços, tudo necessita de recursos. Muitas vezes, o empresário está com prejuízo e não sabe exatamente onde e como identificar os gargalos que podem estar consumindo sua lucratividade. Quando esse departamento é colocado em posição de liderança e se movimenta de forma estratégica, todo o negócio sente uma leveza maior, seja esse gerenciamento feito de forma interna ou terceirizada. O importante, neste aspecto, é contar com especialistas no assunto e trabalhar com quem se dedica apenas a esse departamento, o que, com certeza, traz vantagens significativas.

Nota-se que tirar esse departamento de dentro da empresa poderia até ser paradoxal e apresentar muitas objeções, mas a pandemia, nesse sentido, conseguiu abrir muitos horizontes e possibilidades no que tange ao custo X benefício X entrega.

Embora o financeiro também possa ser considerado o coração do negócio, muitas vezes acaba sendo um departamento esquecido dentro das organizações. Não raro, ele é visto apenas como aquele que "paga e recebe contas." Por isso, é essencial fortalecer esse setor, considerando que, quando o empresário decide por uma terceirização, ganha tendo vantagens e benefícios que muitas vezes não serão supridos por profissionais internos.

Dessa forma, podemos analisar, objetivamente, cinco vantagens para o empreendedor na terceirização do seu financeiro, a saber:

  1. Tempo: o empresário não precisa gastar suas horas disponíveis de trabalho em atividades operacionais ou na gestão financeira. Ele pode ter esse recurso para focar sua energia na estratégia do negócio.
  2. Segurança da informação: o financeiro não será aberto para profissionais de dentro da organização e será gerenciado 100% de forma online, sem impressão de papeis e ponte direta com a contabilidade.
  3. Relação entre custo e benefício: obtenção de um cotidiano organizado nas finanças, principalmente por meio de relatórios gerenciais, formação de preços e orientação estratégica de profissionais altamente especializados.
  4. Equipe: não há preocupação com contratação de funcionários, férias, ausências e vínculo empregatício.
  5. Estrutura: economia em espaço físico, equipamentos, sistema e manutenção.

Vale acrescentar que ter profissionais especializados na área e fora da estrutura da empresa permite uma visão mais técnica das informações sem envolvimento emocional e interesses financeiros. Essas questões trazem para o empresário orientação estratégica apoiada em dados financeiros assertivos do seu negócio.

Beatriz Machnick

Beatriz Machnick

Contadora, especialista em Controladoria e Finanças, mestre em Governança e Sustentabilidade. Sócio fundadora da BM Consultoria em Precificação e Finanças.

BM Finance Group