Contadora, especialista em Controladoria e Finanças, mestre em Governança e Sustentabilidade. Sócio fundadora da BM Consultoria em Precificação e Finanças.
Parcerias na advocacia demandam análise do Custo Médio do Processo - CMP para garantir viabilidade financeira. O foco é no lucro, considerando despesas gerais, indo além das custas judiciais.
Em um mundo agitado, encontrar ordem e leveza é desafiador. A verdadeira ordem vai além da organização física; envolve alinhar pensamentos e emoções. Priorizar a harmonia interna é o primeiro passo para trazer clareza e tranquilidade à vida pessoal e profissional.
Nos gráficos, que surgem a partir desse registro de atividades feito diariamente, o advogado consegue visualizar o tempo gasto com cada atividade e cada cliente.
É a margem de lucro que vai determinar o valor final da sua proposta e vai ser alvo de negociação caso você opte por dar um desconto para o seu cliente.
Muitos escritórios, erroneamente, funcionam como financiadores dos processos até que a ação tenha êxito, mas e quando não há êxito? O prejuízo acaba sendo assumido pela própria banca.
Lembre-se: pessoas se conectam a pessoas. E quando se trata de clientes, estar sempre próximo no relacionamento e colocar-se como parceiro será levado em consideração no momento em que ele avaliar a necessidade do seu trabalho, o quanto você agrega ao negócio e quanto isso custa.
Minha dica é: comece seu planejamento pelo aspecto numérico. Coloque na ponta do lápis seus custos e despesas, faturamento e o lucro que deseja ter. Tenho certeza de que 2023 já tomará uma forma mais clara com isso.
O processo de precificação de honorários e a busca por transformar conhecimento em retorno financeiro e deve seguir algumas bases de cálculos fundamentadas por indicadores confiáveis como o tempo, os custos e o lucro.
Para agregar valor ao que você faz, é preciso falar de suas entregas, explicar e enfatizar os resultados alcançados periodicamente – pois o cliente pode não estar ciente de todos eles.
Vale acrescentar que ter profissionais especializados na área e fora da estrutura da empresa permite uma visão mais técnica das informações sem envolvimento emocional e interesses financeiros.
Quando falamos em escritórios de advocacia, não importa o tamanho, a especialidade e o tempo de atuação, também terão que tratar o setor financeiro de forma ainda mais estratégica, afinal esse é o “combustível” de qualquer negócio.
Beatriz Machnick, CEO da empresa, analisa a interdependência entre gestão responsável e práticas sustentáveis como chave para o sucesso a longo prazo dos negócios....
Para Beatriz Machnick, CEO e fundadora da BM Finance Group, a ideia da terceirização é facilitar a rotina e a execução de tarefas por parte do departamento jurídico....
Especialista em precificação e finanças da BM Finance Group, Beatriz Machnick reuniu 32 empresários em sua sede em Nova York para falar de estratégia e crescimento sustentável....
Especialista Beatriz Machnick, fundadora do BM Finance Group, define o setor financeiro como combustível que impulsiona investimentos, evita gargalos e armadilhas em negociações....