MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Gestão financeira: A alma do negócio!
Financeiro

Gestão financeira: A alma do negócio!

Especialista Beatriz Machnick, fundadora do BM Finance Group, define o setor financeiro como combustível que impulsiona investimentos, evita gargalos e armadilhas em negociações.

Da Redação

quarta-feira, 30 de março de 2022

Atualizado às 15:51

Rentabilidade, lucratividade e fluxo de caixa são indicadores financeiros essenciais para manter a sustentabilidade da empresa, por isso, o departamento financeiro não pode ser visto somente como um espaço de contas a pagar e receber. É o que explica a especialista em precificação e finanças, Beatriz Machnick, fundadora do BM Finance Group.

 (Imagem: Pexels)

(Imagem: Pexels)

De acordo com a especialista, o financeiro deve entender o cenário empresarial e entregar informações úteis e seguras para a tomada de decisão dos gestores, além de identificar o que, de fato, é útil para o negócio prosperar. É ele que sinaliza o caminho a ser seguido, verifica se o negócio é lucrativo ou se gera prejuízos e monitora o equilíbrio entre a entrada e saída de recursos, além de vigiar e estancar possível "gargalos invisíveis".

"É comum o departamento financeiro ser visto como um setor que só paga e recebe contas e, por isso, ser visto como secundário e, até ficar um pouco esquecido. Mas, na verdade, ele precisa estar em uma posição de destaque e sair da esfera operacional para assumir a gestão de dados para uma tomada de decisão estratégica".

Desta forma, o financeiro, se bem alinhado com o restante da empresa, controla os numerários, distribui o capital corretamente e direciona os investimentos acordo com as necessidades corporativas.

Para Beatriz Machnick, cabe ao gestor financeiro gerenciar os recursos ativos e passivos, controlar a quitação de dívidas e investimentos de crescimento e, até, preparar uma possível sucessão.

"Assim alcançamos resultados sólidos e vislumbramos uma evolução constante, escapando das armadilhas provocadas pela má administração de recursos".

Beatriz Machnick reforça ainda que esta atuação estratégica do financeiro garantem informações precisas sobre o real cenário empresarial e auxilia nas decisões e negociações complexas.

"Com a clareza dos dados, o empreendedor consegue ter um planejamento financeiro mais assertivo e eficiente, além de ter segurança no momento de negociar, pois conhece o seu ponto de equilíbrio e até onde pode chegar. Assim, o financeiro se torna o combustível para alavancar a empresa".

Um setor fiscal forte e bem organizado é capaz de impactar, inclusive, na formação de preço, além de gerar relatórios de apuração de lucros, gestão de despesas, planejamentos estratégicos e financeiro, lucratividade e viabilidade de novos produtos e serviços. "Quando o empreendedor trabalha com base em números e dados gerenciais tem uma base sólida para evitar prejuízos e possíveis armadilhas em negociações e investimentos", finaliza Beatriz.

_________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas