MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Advogado: você sabe fidelizar seus clientes?

Advogado: você sabe fidelizar seus clientes?

Não basta oferecer conhecimento: é preciso ter organização e empatia.

sexta-feira, 1 de julho de 2022

Atualizado às 08:39

Bons profissionais e preço justo não são o suficiente para que o cliente confie e solicite outros serviços além do inicialmente contratado. É preciso criar uma rotina de atividades, se envolver com o universo do cliente, e estabelecer um relacionamento verdadeiro e genuíno. 

Em empresas de serviços, a qualidade também está ligada à organização interna e ao engajamento da equipe. No cenário jurídico, por exemplo, embora um advogado esteja atuando em um caso, o preenchimento correto dos relatórios é fundamental para que nenhum prazo seja perdido. Isso é fundamental para um bom atendimento.

Sempre saliento também que o investimento em bons mecanismos de organização de dados auxilia no gerenciamento e agiliza o trabalho. Informações organizadas e corretamente expostas trazem clareza ao cliente e a credibilidade do escritório aumentará. Afinal, a maneira com que as informações são expostas ao cliente interfere na percepção de valor que ele tem sobre o seu serviço.

Por isso, a organização tem um papel importante, uma vez que ela facilita o domínio do assunto por parte do advogado e do cliente. Por outro lado, não adianta ter apenas processos definidos, é fundamental ter agilidade. Procedimentos trazem controle, porém, se aplicados de forma incorreta, geram perda de tempo. Já pensou nisso?

Reforço ainda que é função do empreendedor verificar se a sua organização aumenta a percepção de valor perante o cliente, o que, consequentemente, traz maior confiança na relação profissional.

Quando se alcança o nível de confiança empresarial, é natural que o cliente peça mais orçamentos e queira continuar a parceria de forma produtiva e estável. Afinal, na maioria das vezes, trocar de fornecedor custa caro, exige dedicação e tempo de adaptação. Minha dica é: invista no cliente que você já tem. A possibilidade de sucesso é maior e a contratação costuma ser mais rápida também.

Beatriz Machnick

Beatriz Machnick

Contadora, especialista em Controladoria e Finanças, mestre em Governança e Sustentabilidade. Sócio fundadora da BM Consultoria em Precificação e Finanças.

BM Finance Group