MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Disciplinado o retorno das empregadas gestantes ao trabalho presencial

Disciplinado o retorno das empregadas gestantes ao trabalho presencial

Anteriormente as gestantes estavam afastadas do trabalho presencial, sem prejuízo de sua remuneração, ficando à disposição para exercer as atividades em seu domicílio, por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho a distância.

segunda-feira, 14 de março de 2022

Atualizado às 16:35

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Foi publicada hoje no Diário Oficial a lei 14.311/22, que disciplina o retorno das empregadas gestantes às atividades presenciais. Como se sabe, em decorrência da lei 14.151/21, as gestantes estavam afastadas do trabalho presencial, sem prejuízo de sua remuneração, ficando à disposição para exercer as atividades em seu domicílio, por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho a distância. Com a nova lei, houve alteração da regra, e as gestantes (inclusive domésticas) que tenham sido totalmente imunizadas contra o Sars-Cov2 de acordo com os critérios definidos no PNI - Plano Nacional de Imunizações, podem retornar às atividades presenciais.

As empregadas gestantes que não tenham sido imunizadas, em princípio, deverão continuar afastadas de atividades presenciais (sendo autorizada, ainda, a provisória alteração das funções da gestante de modo a viabilizar o trabalho remoto, respeitadas as aptidões pessoais da gestante). A lei traz uma polêmica exceção. Quando o empregador não desejar manter a gestante afastada das atividades presenciais (por exemplo, pela absoluta impossibilidade de exercício de atividades à distância), a gestante não vacinada só poderá retornar às atividades presenciais se firmar "termo de responsabilidade e de livre consentimento para exercício do trabalho presencial" manifestando o que a lei definiu como "exercício de legítima opção individual pela não vacinação contra o coronavírus SARS-CoV-2". A lei joga lenha na figueira: a opção pela não vacinação é tida como "expressão do direito fundamental da liberdade de autodeterminação individual, e não poderá ser imposta à gestante que fizer a escolha pela não vacinação qualquer restrição de direitos em razão dela"

O problema é que ao empregador que, para proteger o meio-ambiente de trabalho e a saúde da coletividade dos empregados, exige de todos eles a vacinação (o que a jurisprudência tem afirmado ser lícito, inclusive validando dispensas por justa causa de empregados que se recusam à vacina) e que, por outro lado, não pode contar com a força de trabalho à distância, não restaria alternativa senão manter a empregada gestante que declina da vacina afastada do trabalho presencial, remunerando-a sem receber os serviços para os quais a contratou.

Por outro lado, os números mostram que a ampla maioria dos brasileiros e brasileiras optou por se vacinar. Isso significa que será bastante limitado o número de casos em que uma empregada, ao mesmo tempo: (i) não quis se vacinar (ii) está gestante (iii) não pode desempenhar atividades à distância e (iii) tem empregador que exige a vacinação.

Assim, o resultado prático da parte polêmica das disposições da nova lei será bastante reduzido, pois poucos litígios devem surgir. De todo o modo, o posicionamento jurisprudencial até aqui observado vai em sentido contrário à legitimidade da "opção individual pela não vacinação" do empregado.

Daniel Ybarra de Oliveira Ribeiro

Daniel Ybarra de Oliveira Ribeiro

Daniel é fluente em inglês e francês. É graduado em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco), Pós-Graduado em Direito Civil e mestre em Direito Privado, ambos pela Université Paris 2 - Panthéon-Assas (Sorbonne Universités). Sócio do Rocha e Barcellos Advogados, onde há anos atende empresas ligadas ao setor químico, farmacêutico, de manutenção, tecnologia, comércio de bens de consumo, prestação de serviços, dentre outros.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca