MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. A cultura da morte sofre derrotas no legislativo e no judiciário

A cultura da morte sofre derrotas no legislativo e no judiciário

Com a aprovação do Emmet Bill, após a sanção presidencial, a execução sumária, operada por privados, será processada pela Corte Federal.

sexta-feira, 18 de março de 2022

Atualizado às 07:19

(Imagem: Arte Migalhas)

"É mais fácil decifrar os segredos da matéria
que tocar os corações e permitir o surgimento,
entre os homens, de um pouco de humanidade"
(Jean-Marie Lustiger)

1) Dois acontecimentos que, neste mês de março do ano de 2022, revelam que superar a maldade pode ser possível quando o ser humano revela a sua supremacia na criação: o primeiro, o Congresso Americano aprova o Emmet Till Bill. Para tornar o linchamento crime de ódio Federal. E o segundo, em dois distintos processos, o TJ/SP esmagou a decisão monocrática e autorizando a manutenção de imagens e estátuas como a colocação de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida na entrada da cidade, bem como determinou a não intervenção do Ministério Público e da própria Justiça em relação à proibição de missas e abertura do Santuário Nacional de Aparecida (advogado Alcides da Costa Carvalho Vidigal).

2) Valho-me da Piccola Treccani (Enciclopédia) para mostrar o personagem que deu seu nome a esse processo imoral de praticar justiça sumária:

"Charles Lynch foi juiz de paz (1736-1796). Entre os primeiros do Bedford County, deve-se-lhe, em grande parte, o envio da delegação da Virgínia ao congresso que sustentou a declaração de independência dos EUA.

Nomeado Juiz de Paz em 1774, em apoio ao governo revolucionário, mandou prender e exilar inúmeros tories (adversários políticos). À justiça sumária aplicada neste tribunal ilegal resultou a origem do termo linchamento, embora digam que Lynch nunca aplicou realmente a pena de morte" (La Piccola Treccani: dizionario enciclopedico. vol VI. Roma: Istitvto Della Enciclopedia Italiana. 1995, p. 988).

Dele apareceu a "lei de Lynch" (Lynch Law): consequentemente a sucessão de execuções engendrou a Ku Klux Klan.

Porém, com a aprovação do Emmet Bill, após a sanção presidencial, a execução sumária, operada por privados, será processada pela Corte Federal.

3) Dou, por fim, destaque que estamos fartos do ativismo judicial e do Ministério Público que emperram e colocam amarras no país, decorrência da burocracia exacerbada.

E as duas camadas civis do Tribunal de Justiça deram prova de que "matar nem sempre significa derramar sangue, mas impedir nossos semelhantes de exercerem suas potencialidades diante de Deus e dos homens" (Evaldo César de Souza, C.Ss.R).

____________

Disponível em: https://www.congress.gov/bill/117th-congress/house-bill/55. Acesso em 15 de mar de 2022.

Jayme Vita Roso

VIP Jayme Vita Roso

Advogado.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca