MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Projeto-piloto do TJ/MG prevê a criação de varas empresariais, incentivando necessária especialização da justiça mineira

Projeto-piloto do TJ/MG prevê a criação de varas empresariais, incentivando necessária especialização da justiça mineira

As mudanças promovidas pelo TJMG evidenciam o intuito de fomentar a estabilidade da jurisprudência de direito empresarial, o que é positivo e louvável.

sexta-feira, 18 de março de 2022

Atualizado às 16:13

(Imagem: Arte Migalhas)

O desembargador Gilson Soares Lemes, presidente do TJ/MG, implantou, em fevereiro, projeto-piloto que visa criar um núcleo de cooperação para reduzir o número de processos de falência e recuperação judicial que tramitam no estado. De acordo com os dados disponibilizados, existem atualmente cerca de três mil processos de falência e recuperação judicial aguardando julgamento nas 296 comarcas de Minas Gerais. 

Em uma primeira etapa, o projeto-piloto será implementado pelos juízes titulares da 1ª e 2ª varas empresariais da comarca de Belo Horizonte, que atuarão juntos no exame dos processos falimentares e recuperacionais que tramitam nas comarcas do estado. As demais matérias que envolvem direito empresarial serão analisadas por juízes auxiliares designados pelo tribunal. Em uma segunda etapa, os processos de falência e recuperação judicial distribuídos nas comarcas do estado serão repassados para unidades judiciárias especializadas de Minas Gerais, com o objetivo de tornar a prestação de serviços judiciários mais eficiente, eficaz e acessível à sociedade.

O momento para a implantação do projeto-piloto não poderia ser mais oportuno e está em linha com outras medidas adotadas pela justiça mineira. 

Em 16/11/21, o TJ/MG editou a resolução 977/21, por meio da qual foi aprovada a instalação da 21ª câmara Cível. Juntamente com a 16ª câmara cível, o novo órgão colegiado será responsável por processar e julgar, de forma exclusiva, recursos e incidentes relativos a (i) direito empresarial; (ii) registros públicos; (iii) direito previdenciário no qual o INSS seja parte; e (iv) demais matérias descritas no anexo II da referida resolução.

Todas essas iniciativas buscam cumprir as premissas estabelecidas no Programa Justiça 4.0, lançado pelo CNJ - Conselho Nacional de Justiça em janeiro de 2021. O objetivo do CNJ é promover o aperfeiçoamento das políticas judiciárias, incluindo a implementação de inovações tecnológicas e o aumento da governança e transparência do Poder Judiciário. 

Embora não seja uma novidade - o TJ/SP, por exemplo, tem varas e câmaras especializadas em direito empresarial há anos -, o projeto-piloto representa verdadeiro avanço da Justiça mineira, já que um dos gargalos do Poder Judiciário é a falta de especialização, sobretudo no processamento de demandas empresariais, reconhecidamente complexas.

A título de exemplo, em importante estudo jurimétrico sobre as varas empresariais da comarca de São Paulo, a ABJ - Associação Brasileira de Jurimetria analisou mais de 300 mil processos distribuídos ao longo de três anos (2013 a 2015) nas 44 varas Cíveis e duas varas de falência do foro central de São Paulo. Em resumo, foram levantados a quantidade de feitos concluídos e o tempo gasto pelos juízes para a tomada de decisões. A constatação foi que os processos de falência e recuperação judicial demandam três vezes mais tempo de análise pelos magistrados do que os processos cíveis comuns. Outras demandas empresariais, como litígios societários, demandam mais do que o dobro do tempo de trabalho. Esses dados foram utilizados pelo TJ/SP para justificar a criação de varas regionais especializadas em direito empresarial na grande São Paulo.

Desse modo, ao possibilitar maior especialização dos magistrados e servidores públicos, o projeto-piloto desenvolvido pelo TJ/MG tem potencial para aumentar a produtividade e acelerar a análise dos processos em tramitação em Minas Gerais.

Além disso, as mudanças promovidas pelo TJ/MG evidenciam o intuito de fomentar a estabilidade da jurisprudência de direito empresarial, o que é positivo e louvável. O aumento da segurança jurídica e o aprimoramento das decisões judiciais estão intrinsecamente ligados ao aumento da confiança dos cidadãos, empresários e investidores, fatores determinantes para impulsionar a economia local.

A implementação dessas alterações, entretanto, exigirá cuidado na delimitação das matérias a serem julgadas pelas varas e câmaras especializadas. Deverá, também, conferir a maior clareza possível quanto à competência exclusiva desses órgãos. Com isso, se evitará a anulação de decisões proferidas por juízos absolutamente incompetentes e o ajuizamento de conflitos de competência, o que sobrecarrega desnecessariamente o Poder Judiciário.

Parece-nos recomendável, ainda, uma revisão das matérias dispostas no art. 3º, inciso II, da resolução TJ/MG 977/21, para tornar mais claras algumas de suas previsões e, se necessário, delimitar ainda mais a competência das 16ª e 21ª câmaras Cíveis.

A iniciativa do TJ/MG, de qualquer forma, deve ser valorizada, já que atenderá, em médio e longo prazo, às garantias constitucionais relacionadas à razoável duração do processo e ao princípio da eficiência, previstas no art. 5º, LXXVIII, da Constituição Federal.

Ciro Starling

Ciro Starling

Advogado da área de Contencioso do Machado Meyer Advogados.

Marcela Volponi

Marcela Volponi

Advogada.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca