MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Green Card - Visto por habilidade extraordinária para os Estados Unidos

Green Card - Visto por habilidade extraordinária para os Estados Unidos

Veja aqui se você se qualifica para o visto de habilidade extraordinária, EB1-A.

quarta-feira, 23 de março de 2022

Atualizado às 08:04

(Imagem: Arte Migalhas)

Muitas pessoas ainda imaginam que imigrar para os EUA e obter aquele tão sonhado Green Card é tarefa quase impossível, destinado àqueles com carta-convite de empresas americanas, ou com muito dinheiro para investir no país.

Mas não é bem assim. Há mais de 180 tipos de vistos diferentes para os Estados Unidos, e há grandes chances de que você se qualifique para algum deles. 

Hoje falaremos do visto EB1-A, para as pessoas que têm "habilidade extraordinária", e queiram se mudar definitivamente para os EUA e continuar trabalhando na sua área de expertise. 

Para se qualificar para este visto, o candidato não precisa de carta-convite de nenhuma empresa, ou seja, a pessoa pode aplicar para o visto sem um sponsor. Também não há qualquer obrigação de a pessoa investir um valor determinado em algum projeto. De fato, para o visto EB1-A, basta a pessoa convencer o avaliador que ela está no topo da profissão dela, e isso se faz em boa parte cumprindo pelo menos três dos dez requisitos legais. 

Você pode, por si próprio, fazer uma primeira análise e ver se, a princípio, você se qualifica para o visto EB1-A. Para tanto, basta cumprir pelo menos três dos seguintes requisitos:

i) Recebimento de prêmios por excelência;

ii) Filiação de membro em alguma associação que requeira excelência e reconhecimento como requisito de filiação;

iii) Materiais publicados sobre você e seu trabalho em mídias profissionais ou em grande mídia;

iv) Prova de que você já atuou como jurado (ou juiz, árbitro) julgando trabalhos de outras pessoas, ou sozinho ou em um painel;

v) Prova de alguma contribuição feita por você no campo acadêmico, artístico, científico, ou relativo a negócios, que tenha contribuído de forma significativa na sua indústria; 

vi) Autoria de trabalhos ou artigos acadêmicos que tenham sido publicados em mídia profissional ou em grande mídia;     

vii) Prova de que o seu trabalho foi exposto em exibições artísticas;

viii) Prova de que você ocupa um cargo crítico ou de liderança em uma empresa de boa reputação;

ix) Prova de que você recebe salário ou remuneração significativamente superior a outros profissionais na mesma posição que você; e

x) Prova de sucesso comercial em artes. 

Veja que, dependendo da profissão do candidato, há requisitos que são facilmente cumpridos. Quando se trata de pessoas que ocupam importantes posições em grandes empresas, por exemplo, geralmente não há dificuldade em cumprir o requisito que pede prova de que a pessoa exerça cargo crítico ou de liderança em empresa de boa reputação. No mesmo sentido são os requisitos de materiais publicados sobre a pessoa e o trabalho dela, o de recebimento de salário ou remuneração significativamente superior aos seus pares, e o de contribuições para o meio, em que as cartas de suporte têm bastante peso. 

Uma vez que o candidato tenha o pedido de visto aprovado e se mude para os EUA, ele receberá o Green Card e, como residente permanente no país, terá basicamente todos os direitos e deveres de um cidadão americano, podendo inclusive pedir a naturalização americana após cinco anos como residente permanente nos EUA. 

Este visto também possibilita o candidato a trazer a sua família, isto é, pode trazer o cônjuge e os filhos solteiros menores de 21 anos. Todos também recebem o Green Card e ficam livres para trabalhar, estudar e viajar. 

Mas, de fato, não é todo mundo que qualifica para o visto de habilidade extraordinária. Se você é uma dessas pessoas, não desanime! Há uma série de outros vistos que podem te trazer aos EUA! 

O visto EB2-NIW, por exemplo, é uma ótima alternativa para aqueles que não se qualificam para o EB1-A. Falaremos especificamente do EB2-NIW na próxima oportunidade.  

Luciano Barcellos

Luciano Barcellos

Sócio no escritório Rocha e Barcellos Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca