MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Indústria têxtil

Indústria têxtil

Autossuficiente na produção de algodão, o Brasil produz cerca de 8,9 bilhões de peças de vestuário, sendo referência mundial.

quarta-feira, 30 de março de 2022

Atualizado em 31 de março de 2022 08:27

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

O que é

A indústria têxtil é aquela que trabalha com diversos tipos de materiais que se pode tecer, tinha sua função apenas voltada para criações a partir de matéria prima, porém com o passar do tempo foi se desenvolvendo e utilizando outros métodos e materiais.

O setor tem como objetivo a transformação de fibras em fios, fios em tecidos e tecidos em vestuário na maioria das vezes.

Economia

A Abit - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção - fundada em 1957, é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do país. Ela representa a força produtiva de 25,2 mil empresas instaladas por todo o território nacional, de todos os portes, que empregam mais de 1,5 milhão de trabalhadores diretos e geram, juntas, um faturamento anual de US$ 48,3 bilhões.

O setor têxtil e de confecção brasileiro tem destaque no cenário mundial, não apenas por seu profissionalismo, criatividade e tecnologia, mas também pelas dimensões de seu parque têxtil: é a quinta maior indústria têxtil do mundo, e o quarto maior produtor de denim.

Autossuficiente na produção de algodão, o Brasil produz cerca de 8,9 bilhões de peças de vestuário, sendo referência mundial. Outros segmentos também vêm ganhando mercado internacional

Cícero Costa

VIP Cícero Costa

Especialista em planejamento tributário de ICMS normal e em operação de importação por Alagoas, em regimes especiais de tributação e em benefícios fiscais de ICMS em Alagoas.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca