MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Quais são os tipos de navios cargueiros e militares?

Quais são os tipos de navios cargueiros e militares?

Você tem a curiosidade de saber quais são os tipos de navios existentes? Há muitos tipos, que podemos dividir entre cargueiros e militares.

segunda-feira, 4 de abril de 2022

Atualizado às 08:33

(Imagem: Arte Migalhas)

A complexidade e a grandiosidade de determinadas embarcações impressionam e causam o sentimento de curiosidade em pessoas de todas as idades, dos mais jovens aos mais experientes.

Esse tema, particularmente, sempre foi objeto de grande curiosidade e faço esse artigo de forma bem descontraída para juntos descobrirmos os principais tipos de navios existentes, tanto de cargas quanto militares.

Esses que são o principal modal de transporte utilizado no comércio exterior, sendo os grandes responsáveis por permitir o abastecimento mundial de produtos. Desde a construção das primeiras embarcações, o transporte marítimo tem sido fundamental para a indústria e o comércio global.

No Brasil, isso não é diferente, sendo um país favorecido pela navegação, visto que são cerca de oito mil quilômetros de costa, sendo mais de 40 mil quilômetros de vias potencialmente navegáveis.

Destaca-se ainda que existem 34 portos de porte considerável, sendo oito na região sul, 5 na norte, 10 na sudeste e 11 na região nordeste.

Vale frisar que os navios passaram por constante evolução durante toda a história e entre as mudanças destacamos a melhora em relação à capacidade de carga transportada nos navios além também da criação de embarcações específicas especializadas em transporte de carga.

E para aqueles que trabalham com logística portuária e áreas relacionadas do comércio exterior, de modo direto ou indireto, necessita conhecer quais são os tipos de navios, buscando entender qual a opção ideal para o transporte de cada tipo de mercadoria, na hora de contratar o transporte.

Tendo em vista esses dois objetivos, de curiosidade e de necessidade para a prática trabalhista, criei esse artigo no qual passaremos a destrinchar todos os principais tipos de navios.

Devendo primeiramente analisar o potencial brasilerio no setor hidroviário. Vamos lá!

Potencial Brasileiro Hidroviário Desperdiçado

O Brasil desperdiça um enorme potencial hidroviário ao subutilizar os rios navegáveis de suas 12 regiões hidrográficas. Atualmente, dos 63 mil quilômetros que poderiam ser utilizados, praticamente dois terços não são. O transporte hidroviário no país aproveita comercialmente (para cargas e passageiros) apenas 19,5 mil km (30,9%) da malha.

  • Clique aqui para conferir a íntegra do artigo.
Cícero Costa

VIP Cícero Costa

Especialista em planejamento tributário de ICMS normal e em operação de importação por Alagoas, em regimes especiais de tributação e em benefícios fiscais de ICMS em Alagoas.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca