MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Fugindo da ilusão: saneamento básico e essencial

Fugindo da ilusão: saneamento básico e essencial

Adriano Candido Stringhini e Aloisio Hildebrand de Abreu

Os rios e córregos que fluem entre bairros em uma cidade, entre cidades e entre nações são elementos de conexão, de integração, de paz e nunca de guerra.

terça-feira, 19 de abril de 2022

Atualizado em 20 de abril de 2022 08:07

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Desafios ambientais e sanitários potencializados em anos recentes com eventos climáticos extremos e a pandemia da covid-19 reacenderam os holofotes a essencialidade do saneamento básico e sua estreita relação com a preservação da vida.

Em carta enviada a um amigo em 1950, Albert Einstein disse que a maior ilusão do mundo é a noção de separação, já que nada pode existir de maneira isolada. Esta verdade é ainda mais absoluta para o saneamento, que deve ser olhado de forma holística pela sua inter-relação com vários outros aspectos da existência na terra.  

Os rios e córregos que fluem entre bairros em uma cidade, entre cidades e entre nações são elementos de conexão, de integração, de paz e nunca de guerra. Eles se interconectam e estão conectados às pessoas, que vivem de suas águas. E para que esse fluxo da vida aconteça em plenitude é necessária uma radical inclusão.

Enquanto houver uma única criança pisando em esgotos e uma única casa sem coleta de esgoto estaremos transformando nossos rios, do latim rivus, em fonte de virus. Um anagrama que explica muito nossa realidade.

Em um cenário assim, o resultado não pode ser outro senão o aumento das filas nos postos de saúde, o baixo desempenho na educação e a completa renúncia ao desenvolvimento.

Estudos recentes das universidades de Nova York e Hong Kong comprovam que a despoluição de rios urbanos também é um importante fator de redução de gases de efeitos estufa. Não bastassem todos os benefícios a nível local, o saneamento contribui também para o planeta. 

O projeto novo Rio Pinheiros que a Sabesp executa sob a coordenação da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do governo do Estado de São Paulo, em parceria com outras entidades, é um bom exemplo desta visão holística que une sociedade e meio ambiente.

É saneando os afluentes que cruzam as regiões mais carentes e levando conforto e saúde a milhares de famílias em condição de vulnerabilidade que a vida está voltando ao nosso Pinheiros.     

Estamos vivendo um momento único em que poderemos mudar velhos hábitos por um propósito de prosperidade e sustentabilidade. E o saneamento é parte deste enredo.

Em 2020, o papa Francisco protagonizou em uma praça de São Pedro vazia umas das mais marcantes celebrações de nosso tempo. Nos lembrou que vivemos todos num mesmo barco e não podemos deixar ninguém para trás.  

Que nesta Páscoa, momento em que lembramos daquele que trouxe luz e esperança para o mundo, possamos fortalecer o olhar da inclusão. A começar por um saneamento básico a serviço de todos, afinal a separação é uma grande ilusão.

Adriano Candido Stringhini

Adriano Candido Stringhini

Diretor de Gestão Corporativa da Sabesp desde 1/19, coordena as areas Jurídica, RH, Patrimônio, Rel. Clientes, TI e Suprimentos. Governador do World Water Council, VP Conselho Aberje. Mestre Dir USP

Aloisio Hildebrand de Abreu

Aloisio Hildebrand de Abreu

Assessor da Presidência da Sabesp e coordenador do relatório de sustentabilidade da Companhia.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca