MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Em tempos de eleições

Em tempos de eleições

Ao não estender ao mundo as revelações que faz à alma e o coração bater, ele para de bater, e perdemos o senso de pertencer.

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Atualizado em 26 de abril de 2022 08:50

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

E falando em tempos de eleições, perdão, direita e esquerda, tenho dizer: 

O perdão é um sentimento tão poderoso como o amor. Só quem ama plenamente pode chegar a este patamar. Platão dizia que o homem, ao se olhar no espelho, veria uma criatura maligna e horrível. A filosofia, a arte, e a poesia, tornam o homem espiritual e o insere na história. 

O encontro consigo mesmo: uma possível leitura da alma na linha digital do tempo e por ele é, através deste, espaço tempo, tornar-se o homem quem já é, no coração. Opinar e se expor, opinar politicamente atrai o ódio. O advogado não pode olhar o réu. O mesmo direito de defesa que cabe a um, cabe a outro.

A liberdade que cabe a um cabe ao outro. 

O leitor, o ouvinte, não está acostumado a franqueza com que lhe exponho e realço a minha visão. Quem é livre vê e fala. Nada teme de medíocres e bajuladores.  Advirto que a franqueza é a primeira virtude de um defunto. Sim, o homem se enterra ao falar o que pensa. Na vida, o olhar da opinião, o contraste dos interesses, a luta das cobiças obriga a gente a calar. Temos que nos contentar com o antigo e os trapos velhos, a disfarçar os rasgões na alma e os remendos na nossa história. Nem um lado nem outro olhou por nossa pátria e amargamos cinquenta anos de atraso. Tudo que é novo assusta. 

Ao não estender ao mundo as revelações que faz à alma e o coração bater, ele para de bater, e perdemos o senso de pertencer.  A maior fé, e a maior revelação é a consciência. E se não pertencemos a corrupção impera e a pátria sangra.  Mas na morte me liberto, que diferença! que desabafo!  Vou sacudir fora a capa, retirar as máscaras e desfazer o " pacto de mediocridade". Vestir a toga é buscar justiça. Vou deitar ao fosso das lantejoulas, apagar a vela despregar, despintar, desafeitar. Ao final me desconstruo com sofrimento todos os dias para seguir vivendo.

Coriolano Aurélio de Almeida Camargo Santos

VIP Coriolano Aurélio de Almeida Camargo Santos

Ph.D. Advogado. Diretor Titular Adjunto do Departamento Jurídico da FIESP. Conselheiro Estadual eleito da OAB/SP (2013/2018). Presidente da Comissão de Direito Digital e Compliance da OAB/SP. Mestre em Direito na Sociedade da Informação e certificação internacional da "The High Technology Crime Investigation Association (HTCIA)". Doutor em Direito com certificado internacional em Direito Digital pela Caldwell Community College and Technical Institute. Professor e coordenador nacional do programa de pós-graduação em Direito Digital e Compliance da Faculdade Damásio.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca