MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Quando as empresas precisam de uma assessoria jurídica?

Quando as empresas precisam de uma assessoria jurídica?

A assessoria jurídica empresarial voltada diretamente ao seu negócio contribuirá não só para sua validade e segurança jurídica, mas também como forma de evitar prejuízos e diminuir riscos.

terça-feira, 26 de abril de 2022

Atualizado às 08:28

(Imagem: Arte Migalhas)

É fato que a contratação de um advogado ainda está fortemente relacionada à existência de um processo judicial. O que significa, que a maioria das empresas buscam um profissional quando já existe uma demanda judicial e se torna necessário a apresentação de uma defesa.

Entretanto, esse cenário merece mudança, pois a atuação de um advogado é indispensável desde o início do seu negócio e não somente quando há disputa judicial. São poucas as empresas que enxergam a importância e a diferença que um profissional da área do direito pode contribuir para a expansão do seu negócio.

A assessoria jurídica empresarial voltada diretamente ao seu negócio contribuirá não só para sua validade e segurança jurídica, mas também como forma de evitar prejuízos e diminuir riscos.

5 FASES DAS EMPRESAS QUE NECESSITAM DE ASSESSORIA JURÍDICA

Listo abaixo algumas fases da empresa onde a atuação de um profissional do direito é de extrema importância:

- Início do negócio: O auxílio de um advogado da área empresarial é necessário para a elaboração de um contrato social específico e individualizado ao seu negócio, onde de fato o documento apresenta a realidade e situação do seu negócio;

- Desenvolvimento do negócio: Após a instituição da empresa resta imprescindível um suporte jurídico para o registro da marca, propriedade intelectual e as derivadas proteções legais ao seu negócio. Evitando assim que você seja surpreendido após o início das atividades e captação da clientela a marca seja reivindicada por outra empresa.

- Realização do seu negócio: No momento da venda e/ou da realização do serviço fornecido pela sua empresa é importante a existência de um contrato seja direcionado aos seus consumidores e/ou fornecedores lhe assegurando os seus direitos e deveres minimizando discussões judiciais através da existência de cláusulas claras e coesas à respeito do produto e serviço;

- Contratação de profissionais: Com a expansão do seu negócio é bem possível que o próximo passo seja a utilização de mais profissionais. Isso torna necessário a elaboração de um documento apto para formalizar a contratação de acordo com a legislação trabalhista.

- Encerramento empresarial: No momento de encerramento empresarial e da necessidade de apuração dos direitos e deveres de cada sócio para evitar discussões judiciais que podem demorar anos para resolução é importante a utilização de um advogado na elaboração da formalização de um distrato judicial.

Paula Fogli

Paula Fogli

Autora da coluna "Direito do Consumidor" www.bpadvogados.com.br, advogada Sócia do Battaglia & Pedrosa Advogados, atuante na área de Direito do Consumidor com enfoque em Reputação Digital para empresas.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca