MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. As novas regras de alimentação do trabalhador: as repercussões trabalhistas na concessão do auxílio-alimentação e as consequências na seara tributária das empresas inscritas no PAT

As novas regras de alimentação do trabalhador: as repercussões trabalhistas na concessão do auxílio-alimentação e as consequências na seara tributária das empresas inscritas no PAT

A norma passou a estabelecer expressamente que as importâncias pagas pelo empregador a título de auxílio-alimentação deverão ser utilizadas "exclusivamente para o pagamento de refeições em restaurantes e estabelecimentos similares ou para a aquisição de gêneros alimentícios em estabelecimentos comerciais."

sexta-feira, 6 de maio de 2022

Atualizado em 9 de maio de 2022 09:41

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Foi publicada, em 28 de março de 2022, a medida provisória 1.108/22 que altera regras referentes à concessão de benefícios voltados à alimentação dos trabalhadores, especialmente o auxílio-alimentação. Ademais, a nova MP altera também as regras sobre a dedução do imposto de renda das pessoas jurídicas inscritas no PAT - Programa de Alimentação ao Trabalhador.

Dentre as principais alterações, esta MP passou a estabelecer expressamente que as importâncias pagas pelo empregador a título de auxílio-alimentação deverão ser utilizadas "exclusivamente para o pagamento de refeições em restaurantes e estabelecimentos similares ou para a aquisição de gêneros alimentícios em estabelecimentos comerciais".

Além do mais, a empresa que contratar pessoa jurídica para fornecimento do auxílio-alimentação não poderá exigir ou receber benefícios outros, em troca desta contratação, como descontos sobre o valor do benefício contratado ou prazos de pagamento que descaracterizem a natureza pré-paga dos valores disponibilizados aos trabalhadores.

Destarte, para combater o uso inadequado deste benefício pelas empresas, com desvio ou desvirtuamento das finalidades do auxílio-alimentação, a nova MP estabeleceu penalidades por descumprimento das regras, para empregadores e empresas operadoras do auxílio-alimentação. Tais multas podem chegar ao valor de R$ 100 mil, em caso de reincidência por descumprimento das finalidade do referido auxílio ou em casos de embaraço à fiscalização. 

Assim, pode-se afirmar que as alterações promovidas têm o escopo de garantir que os valores do auxílio-alimentação sejam unicamente utilizados para a alimentação dos trabalhadores e não, de forma fraudulenta, para pagamento de outros objetos ou serviços. 

Outra finalidade perceptível das mudanças realizadas com a MP é combater eventuais "ganhos" dos empregadores com o benefício da alimentação ao trabalhador. Ou seja, que o valor do benefício seja maior que o valor efetivamente pago pela empresa ou que o empregador ganhe prazo para pagamento, podendo usar o valor que deveria ter sido pago de forma prévia como capital de giro ou investimento.

A ideia é que a empresa pague exata e antecipadamente o valor que entrega em formato de alimentação para os seus empregados, afastando outros ganhos financeiros, limitando-os à renúncia fiscal decorrente do benefício. 

Isso porque, são concedidos benefícios fiscais às empresas inscritas no PAT - Programa de Alimentação ao Trabalhador, notadamente quanto à dedução do lucro tributável em dobro das despesas comprovadamente realizadas no período base com o PAT, para fins de imposto de renda, conforme lei 6.321/76.

Importante ressaltar que não é a primeira vez, neste governo, que o PAT sofre consideráveis modificações. Em 10/11/21, o Poder Executivo Federal editou 15 normas infralegais trabalhistas - dentre elas decretos, instruções normativas e portarias -, que alteraram, desburocratizaram e consolidaram cerca de outros mil textos normativos, compondo o que se tem denominado de "Marco Regulatório Trabalhista Infralegal".

Merece destaque o decreto 10.584/21, que instituiu o programa permanente de consolidação, simplificação e desburocratização de normas trabalhistas infralegais e o eLIT - livro de inspeção do trabalho eletrônico, além de alterar o regramento referente ao PAT - Programa de Alimentação do Trabalhador. 

Dentre as diversas mudanças, teve grande repercussão a alteração trazida quanto ao PAT, mais precisamente no que diz respeito à limitação da dedução possível do IRPJ - Imposto de Renda da Pessoa Jurídica. O art. 186 do decreto 10.854/21 alterou o § 1° do art. 645 do decreto 9.580/18, fazendo com que a dedução do IRPJ não seja sobre o valor total gasto com o PAT (em vale-alimentação e vale-refeição), mas apenas sobre valor total despendido com os trabalhadores que recebem até 5 salários-mínimos.

No mesmo sentido, a dedução também passou a abranger apenas a parcela do benefício que corresponder ao valor de, no máximo, um salário-mínimo.

O regramento do Decreto n° 10.854/2021 fez surgir uma profusão de novas ações judiciais, que objetivam afastar a redução do benefício fiscal, com liminares sendo concedidas pela Justiça Federal, para declarar a ilegalidade do Decreto neste aspecto, já que o Poder Executivo criou restrições que a lei do PAT (lei 6.312/76) não prevê.

A alteração do benefício fiscal previsto em lei, por decreto do Poder Executivo, contraria os Princípios da Estrita Legalidade e da Hierarquia das Leis, além de violar o Princípio Constitucional da Anterioridade, pois a majoração não poderia ocorrer no mesmo ano da sua edição.

Com o regramento atual do Decreto, as mais prejudicadas foram as grandes empresas que empregam trabalhadores com remuneração acima de 5 salários mínimos.

Importante destacar, assim, diante das alterações promovidas pelo decreto 10.584/21, que as empresas inscritas no PAT estão questionando, judicialmente, a limitação da dedução do IRPJ imposta através pelo Poder Executivo, eis que violam diretamente princípios constitucionais citados alhures.

As mudanças promovidas pela MP 1.108/22, por outro lado, buscam atribuir maior rigor quanto à concessão dos benefícios de alimentação ao trabalhador. Portanto, além de asseverar que os valores são destinados exclusivamente para a alimentação do trabalhador, a MP objetiva garantir que os benefícios dos empregadores e das empresas operadoras do auxílio-alimentação limitem-se à ordem fiscal, através da dedução no IRPJ.

Desse modo, faz-se mister que as empresas adequem-se às novas disposições vigentes quanto à concessão de alimentação aos trabalhadores. Isso porque, as regras insertas na MP podem ser convertidas em lei, a depender do trâmite legislativo no Congresso Nacional. De todo modo, ainda que a MP não seja convertida em lei e, portanto, caduque, os efeitos jurídicos restam plenamente válidos e eficazes no período de 60 dias, que podem ser prorrogados por mais 60, de acordo com o art. 62, §3º da CF/88.

Lucas de Freitas da Silva

Lucas de Freitas da Silva

Advogado da Área Trabalhista no escritório Renato Melquíades Advocacia.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca