MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. O latim e os advogados: quando se trata de lógica é parte de nosso patrimônio

O latim e os advogados: quando se trata de lógica é parte de nosso patrimônio

Em latim "de fortis" tem o significado de "pleno vigor", "forte": essa expressão é empregada para dar relevo à incontestável força de um fato ou de um argumento.

terça-feira, 10 de maio de 2022

Atualizado às 13:45

(Imagem: Arte Migalhas)

Prefácio

Estudei em colégio religioso, mas a grade curricular aplicava o latim desde o primeiro ano do então ginásio.

Passados os anos, o latim me encantou cada vez mais, porque, sem saber ou perceber ou mais ainda entender (dado o currículo ideológico vigorante) que ainda, sem querer ou até odiar, falamos em latim, se escaparmos dos vocabulários chulos da mídia e de seus infelizes currículos.

O latim dá relevo à uma língua portuguesa-brasileira, como também o pensamento de honestos intelectuais pensantes. Imagine Machado, Guimarães Rosa, Vinícius, sem formação clássica.

Queiram ou não os novos modelos da pandega ABL, o latim trouxe à uma civilização nada mais, nada menos, do que a sua precisão e sua lógica, sua sabedoria, seus mitos e sua poesia.

E além, o que seria a medicina, a botânica, a matemática e outras tantas sem usar latim na sua orquestração diária e na criação de novos e decisivos conceitos que fazem a ciência progredir? E o seu uso não agride as letras clássicas.

Além disso a alma mater será reverenciada por algumas citações e orações que podem infernizar advogados conscientes que lhe manipulam e será repudiada, com a sapiência de Ruy, entre muitos outros (cursus honorum).

E vamos entrar na lógica com poucas citações apropriadas à nobreza da advocacia.

I Sine qua non (condição) sem ele (é) não

Essa expressão é um monumento à estrutura pensante latina, porque ao mesmo tempo há a preposição "sine" (que é usada no vernáculo na palavra sinecure);  há três palavras apenas, na expressão, sendo duas com dois silabas apenas. Isso, bem entendido é o ponto de partida para discutir num caso, numa situação, se deve ou não. E dou exemplo: quero contratar um empréstimo hipotético. Para ele se efetivar a hipoteca é condição sine qua non.

E, em uma tradição jurídica, ela ganha caráter jurídico na formulação de um negócio. Basta procurar e ver quantas a vezes utilizam, sem saber a locução, na prática diária.

II Ad rem (em direção à coisa)

Ressalto que o vocábulo vem, na locução, no acusativo singular e sempre significa coisa (o que agrada aos civilistas!).

E o que significa ad rem?

É um argumento de um raciocínio que eu dirijo 'à coisa', aos fatos. Tem uso na argumentação jurídica e, também, até nas relações familiares, indicando um parecer rápido, pertinente, eficaz e categórico, mas sempre tendo uma direção certa no diálogo, ou não. Sim, porque ele também serve como argumento de autoridade, considerada legítima e pertinente à situação.

Seu antônimo poderia ser definido como "fora de propósito".

III Contra principia negantem non est disputandum (em tradução literal: não é necessário disputar com o que advém às coisas primeiras)

No meu tempo de colegial e depois nas arcadas, em comentários de revisão, adotou-se: inútil discutir não se atentando contra os princípios.

É um axioma (verdade evidente por si mesma). E foi a base da lógica aristotélica, ou que, hoje, serviria de base ou condição secundária para qualquer debate sério sem ideologia.

Em nossos dias, as vacinas de covid, manipuladas pela OMS, chineses e tais, são exemplos da veracidade ou axioma aqui mencionado.

IV A fortiori, a priori, a posteriori (partindo da mais forte razão, à razão mais forte)

Em latim "de fortis" tem o significado de "pleno vigor", "forte": essa expressão é empregada para dar relevo à incontestável força de um fato (ou de um argumento) que se apresenta como a consequência lógica de uma verdade precedentemente emaciada.

"A priori" (razão): em lógica, partindo de uma razão que precede.

"Priori", em latim, é "anterior", "primeiro", em consequência, no currículo, é o que dá prioridade. Parece pueril, mas o significado permite fazer referência a um conhecimento que não depende da experiência, portanto é intuitivo. Isso tem um valor incontestável para a vigorosa linguagem científica (atual também), pois se trata de um axioma - preposição não demonstrável, mas evidente em si mesma - ou seja, constitui desta forma uma verdade "a priori" (o valor desta locução para a ciência é notável, mesmo hodiernamente). 

"A posteriori" (razão): parte-se de uma razão que vem depois, após, em seguida.

Conclusão: "partindo de experiência, o conhecimento se funda, desta vez, sobre um exame empírico, após a vigorosa observação dos fatos em observação ou observados" (nunca o futuro).

_____

Fonte da pesquisa: Les 100 Citations et Locutions pous ne pas perdre son Latin. Élisabeth Daumesnil, Le Figaro, 2015.

Jayme Vita Roso

VIP Jayme Vita Roso

Advogado.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca