MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A lei 14.181/21 e o superendividamento do consumidor

A lei 14.181/21 e o superendividamento do consumidor

Os instrumentos e vantagens da nova legislação e a prática junto aos órgãos de defesa do consumidor.

quarta-feira, 11 de maio de 2022

Atualizado às 09:27

(Imagem: Arte Migalhas)

Conforme instituto brasileiro de defesa do consumidor, estima-se que o Brasil tenha mais de 60 milhões de pessoas endividadas, 30 milhões deles superendividados (aqueles que não estão conseguindo pagar suas dívidas), sendo a maioria, mulheres que chefiam mais de 45% dos lares brasileiros, o que agravou muito com a pandemia de covid-19.

Um estudo da ordem dos economistas do Brasil e instituto do capitalismo humanista concluiu que com a aprovação da Lei do superendividamento as famílias podem ter uma renda adicional de R$ 700/mês para serem dirigidos aos gastos essenciais: o cálculo estima um nível mínimo existencial de 65% da renda e os demais 35% devem ser dirigidos ao pagamento das dívidas, garantindo o recebimento dos débitos pelos credores.

Entre os avanços da nova legislação, a lei 14.181/21, a determinação de que os consumidores terão o prazo máximo de cinco anos para pagar suas dívidas, além do direito de negociação com todos os credores ao mesmo tempo com a garantia do chamado "mínimo existencial" para despesas básicas, com vedação das instituições financeiras de assediar ou pressionar consumidores para contratação de empréstimos.

Cumpre destacar as principais mudanças para o consumidor, conforme análise do IDEC - instituto brasileiro de defesa do consumidor:

1. "Mínimo existencial": garantia de que uma quantia mínima de sua renda não seja usada para pagar suas dívidas, a fim de impedir que se contraia novas dívidas para pagar contas básicas como água e luz;

2. "Recuperação Judicial": os consumidores poderão repactuar suas dívidas e negociá-las com todos os credores ao mesmo tempo. A ideia é garantir um acordo mais justo para os consumidores, assim como é feito quando empresas admitem falência;

3. Transparência sobre os riscos da contratação de crédito passa a ser obrigatória: os bancos estão absolutamente proibidos de ocultar os riscos de você contratar um crédito. A atitude das instituições financeiras deve cultivar a transparência ao consumidor durante todo o processo de contratação;

4. Considerada prática ilegal a pressão ao consumidor para contratação: qualquer pressão dos bancos e instituições financeiras para seduzir os consumidores a qualquer sistema de crédito é ilegal e deve ser denunciada ao gerente, central de atendimento do próprio banco ou ouvidoria e enviar uma reclamação para o Banco Central; 

5. Informação sobre custo efetivo contratado e avaliar situação financeira é obrigatório: as instituições financeiras são obrigadas a informar os consumidores do custo efetivo total do crédito contratado. Isso deve ser informado previamente e de forma adequada, ou seja: todos os juros, tarifas, taxas e encargos sobre atraso;

6. Conciliação no Procon e Defensorias Públicas antes de ir à Justiça é um direito: antes de ir à Justiça e buscar um acordo com os credores, os consumidores terão direito a uma fase de conciliação com os órgãos de defesa do consumidor.

Com a negociação em bloco, o devedor consegue usar uma única fonte de renda para liquidar as contas em aberto. Para que o processo de revisão dos contratos aconteça, o cidadão superendividado deve procurar o Tribunal de Justiça de seu estado. Ainda é possível recorrer aos órgãos do sistema nacional de defesa do consumidor, como o Procon, a Defensoria Pública e o Ministério Público.

O devedor tem que apresentar aos credores um plano de pagamento com prazo máximo de cinco anos. Se não houver acordo entre as partes, cabe ao juiz determinar prazos, valores e formas de pagamento.

A possibilidade de repactuação das dívidas não se aplicará, contudo, àquelas adquiridas dolosamente, sem propósito de pagamento por parte do consumidor; e aos contratos com garantia real, financiamento imobiliário e crédito rural.

A principal vantagem da negociação em bloco consiste no fato de que o inadimplente não precisará escolher qual dívida quitar. Ao incluir todos os débitos num mesmo plano de pagamento, acaba o impasse financeiro e psicológico de pagar uma dívida e faltar dinheiro para as demais.

Essas são algumas das importantes modificações visando a resgatar a dignidade de pessoas que foram atingidas pelo mercado de consumo, por ignorância, imprudência ou incontinência de gastos, permitindo-lhes uma segunda chance, e auxiliar os credores a resgatar uma parcela do crédito que já consideravam perdido.

Na prática, já são diversas as decisões dos tribunais de todo o país com efetividade da legislação, desde a declaração de abusividade dos contratos de empréstimo consignados via cartão de crédito sem informações claras e prévias ao consumidor, inclusive, sobre o fim do prazo de pagamento, passando pela suspensão das dívidas abusivas em caso de não comparecimento de credor para negociação, até a homologação de plano de pagamento de dívida no prazo máximo de cinco anos.

Milena Cintra

VIP Milena Cintra

Advogada Cível e Consumidor. Especialista em Direito Público. Atualmente desempenhando também função de juíza leiga na Comarca de Salvador.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca