MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Term sheet - o que é, para que serve e como fazer?

Term sheet - o que é, para que serve e como fazer?

O term sheet nada mais é do que o nome diz, um documento que irá dispor as intenções do empreendedor e investidor.

segunda-feira, 16 de maio de 2022

Atualizado às 07:22

O mercado de investimentos não é novo. Longe disso. Há anos existem pessoas que são investidores profissionais, os chamados tubarões. Alguns destes fazem isso há tanto tempo, que já sabem jogar o jogo do mercado financeiro sem dificuldades, portanto, já conhecem todos os tipos de investimentos que podem ser feitos, os acordos, etc.

Com o aumento das startups nos últimos anos, então, esse mercado ficou ainda mais em alta, afinal, os investimentos nessas ideias inovadoras aumentou.

No entanto, segundo Francisco Jardim, em uma palestra à endeavor, muitos desses "tubarões", buscavam tirar proveito e se beneficiar do empreendedor, já que, no geral, os empreendedores não conhecem bem o mercado de investimentos.

No entanto, o ideal para um investimento, diz Jardim, é a vantagem mútua, o "meet me in the middle".

O term sheet

É para que essa negociação seja um ganha-ganha que existe o term sheet.

Também chamado memorando de intenções (MOU), o term sheet nada mais é do que o nome diz, um documento que irá dispor as intenções do empreendedor e investidor que estão fazendo uma negociação.

É o term sheet que irá criar as bases da negociação, dizer o que pode ou não ser feito, onde o dinheiro será investido ou não, etc. A ideia desse tipo de documento é facilitar o momento mais burocrático de um processo de investimento.

Este documento deve ser assinado em cartório por ambas as partes, ou seja, precisa ter provas de que ambos concordam com o negócio. 

O term sheet, serve, então para evitar problemas futuros em uma negociação. Ele é um acordo preliminar que irá ditar as bases do acordo de investimento.

Fases de uma negociação de investimento: M&A

Uma das negociações de investimento mais conhecidas é o M&A (Mergers and Acquisitions, ou, fusões e aquisições).

O M&A possui três fases:

  1. A fase preparatória;
  2. A fase de criação de um term sheet;
  3. E, a fase de confirmação das informações;

A primeira fase é onde o investidor adquiri todas as informações acerca da empresa na qual ele pretende investir. Nesse momento, é importante entender se o investidor ou a empresa deseja manter as negociações no sigilo e este deve ser respeitado. Logo, para que isso aconteça sem problemas, recomenda-se a elaboração de um acordo de confidencialidade.

Na segunda fase, então, é o momento de elaboração do term sheet, que já explicamos a respeito anteriormente. Mais adiante indicaremos como fazê-lo.

E por fim, na terceira fase ocorre após a parte mais burocrática e trata-se da finalização das negociações e confirmação de que o investimento vai mesmo ocorrer, ou a notícia negativa.

Como fazer um term sheet?

Agora que você entendeu o momento da elaboração do term sheet em uma negociação, vamos abordar como fazer esse documento e as cláusulas indispensáveis no mesmo!

1 - Partes e qualificação

As partes são as pessoas envolvidas na negociação, neste caso, investidor e empreendedor.

2 - Objeto

Cláusula que deve constar a razão de elaboração do documento

3 - Prazo

O documento deve conter o prazo final da negociação, ou seja, quando as ações do term sheet se findam e o contrato de investimento é, finalmente, assinado.

4 - Exclusividade

Esta cláusula servirá para garantir que nenhuma das partes faça negociações com outrem enquanto as negociações das partes estiver ocorrendo, a fim de que ninguém se prejudique.

5 - Confidencialidade

Serve mais especificamente em caso de uma das partes não estiver interessada na divulgação das negociações, antes das mesmas se completarem. Além disso, serve para garantir a segurança das informações daquele negócio. Vale destacar que essa cláusula só é necessária em caso de não haver contrato de confidencialidade feito na primeira fase das negociações.

6 - Obrigações

É nesta cláusula que deve-se inserir todos os pormenores da negociação. Direitos e obrigações de cada uma das partes, com o que cada uma se compromete, etc.

 Ademais, pode-se inserir outra cláusula que irá dispor todas as obrigações e direitos após o contrato da negociação ser firmado.

Relação desse term sheet com a advocacia

Por fim, é de se esperar que as partes contem com advogados ou advogadas especializados para a elaboração desse acordo e para o andamento das negociações.

Assim, se manter informado sobre o mercado de investimentos é essencial e uma opção de carreira que só tende a crescer.

Aline de Souza Pereira

Aline de Souza Pereira

Analista de Conteúdo do SAJ ADV. Graduanda de Jornalismo na UFSC.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca