MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A relevância da utilização da central nacional de indisponibilidade de bens nas execuções

A relevância da utilização da central nacional de indisponibilidade de bens nas execuções

Em breve, portanto, teremos importante julgado que direcionará o adequado uso da Central Nacional de Indisponibilidade de Bens e certamente será uma ferramenta para que a tão desejada efetividade da execução possa ser conquistada pelo credor.

terça-feira, 17 de maio de 2022

Atualizado em 20 de maio de 2022 14:23

Dispõe o artigo 139, inciso IV, do Código de Processo Civil, que cabe ao juiz determinar todas as medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias necessárias para assegurar o cumprimento de ordem judicial, inclusive nas ações que tenham por objeto prestação pecuniária.

Nesse sentido, importante ferramenta vem sendo utilizada em diversas ocasiões pelo Poder Judiciário quando conclui que o devedor não adota uma postura cooperativa e em conformidade com as normas fundamentais inseridas no CPC/2015 (em especial os artigos 4º, 5º e 6º), em evidente postura visando procrastinar a execução.

Trata-se da Central Nacional de Indisponibilidade de Bens, sistema de alta disponibilidade, criado e regulamentado pelo Provimento 39/14, da Corregedoria Nacional de Justiça e se destina a integrar todas as indisponibilidades de bens decretadas por Magistrados e por Autoridades Administrativas. Em termos práticos, há verdadeiro rastreamento de todos os bens que o atingido pela indisponibilidade possui em território nacional, evitando a dilapidação do patrimônio.

Importante julgado proferido pelo Superior Tribunal de Justiça enfrentou o tema e indicou as diretrizes a serem seguidas para que ocorra a utilização dessa importante ferramenta (REsp 1.816.302 - RS):

"PROCESSUAL CIVIL. RECURSO ESPECIAL. UTILIZAÇÃO DA CENTRAL NACIONAL DE INDISPONIBILIDADE DE BENS - CNIB. DESNECESSIDADE DE ESGOTAMENTO DAS DILIGÊNCIAS. INSCRIÇÃO DO DEVEDOR EM CADASTROS RESTRITIVOS DE CRÉDITO. POSSIBILIDADE. RECURSO ESPECIAL PROVIDO. 1. Esta Corte, em precedentes submetidos ao rito do art. 543-C do CPC/1973, firmou entendimento segundo o qual é desnecessário o esgotamento das diligências para que ocorra a indisponibilidade dos bens do devedor, em execução civil ou execução fiscal, após o advento da Lei n. 11.382/2006, com vigência a partir de 21/1/2007. 2. O Tribunal a quo, ao concluir pelo esgotamento de diligências para a utilização do Central Nacional de Indisponibilidade de Bens, decidiu em confronto com a jurisprudência desta Corte". (grifos nossos).

Diante da relevância do tema e da repetição de processos com a controvérsia, visando proporcionar segurança jurídica e previsibilidade para jurisdicionados, foi admitido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo o Incidente de Resolução de Demanda Repetitiva (IRDR), cadastrado sob o tema 441, que inclusive já consta com parecer do Ministério Público opinando pela fixação do enunciando: "o juiz pode, ante a atipicidade das medidas executivas permitidas do art. 139, IV, do Código de Processo Civil, decretar a indisponibilidade dos bens do Executado por meio da Central Nacional de Indisponibilidade de Bens (CNIB), após frustradas as vias ordinárias de constrição".

O Superior Tribunal de Justiça, na mesma linha de raciocínio, afetou o recurso especial 1.955.539 - SP, sob os seguintes argumentos:

"PROPOSTA DE AFETAÇÃO. RITO DOS RECURSOS ESPECIAIS REPETITIVOS. TEMÁTICA. DIREITO PROCESSUAL CIVIL. EXECUÇÃO. POSSIBILIDADE, OU NÃO, DE ADOÇÃO DE MEIOS EXECUTIVOS ATÍPICOS. (Art. 139, IV, do CPC/15). 1.1. (...) Definir se, com esteio no art. 139, IV, do CPC/15, é possível, ou não, o magistrado, observando-se a devida fundamentação, o contraditório e a proporcionalidade da medida, adotar, de modo subsidiário, meios executivos atípicos". (grifos nossos).

Em breve, portanto, teremos importante julgado que direcionará o adequado uso da Central Nacional de Indisponibilidade de Bens e certamente será uma ferramenta para que a tão desejada efetividade da execução possa ser conquistada pelo credor, em ampla consonância com as normas fundamentais que tanto clamou o legislador com a elaboração o CPC/15.

____________

1 Processo 2256317-05.2020.8.26.0000 (TJ/SP).

Antonio Marcos Borges da Silva Pereira

VIP Antonio Marcos Borges da Silva Pereira

Advogado e fundador de Borges Pereira Advocacia. Especialista em Direito Civil pela Escola Paulista de Direito. Especialista em Processo Civil pela PUC-SP. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (IBRADIM). Membro da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP).

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca