MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. INSS disponibiliza acesso das empresas às decisões administrativas de benefícios requeridos por seus empregados

INSS disponibiliza acesso das empresas às decisões administrativas de benefícios requeridos por seus empregados

A portaria surge como uma importante ferramenta que visa combater a omissão do INSS em comunicar os empregadores.

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Atualizado às 08:58

Foi publicada a portaria da DIRBEN - Diretoria de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão e do INSS - Instituto Nacional do Seguro Social de 1.012/22, informando sobre a disponibilização, para as empresas públicas e privadas, das decisões administrativas de benefícios requeridos por seus empregados, resguardadas apenas as informações consideradas sigilosas.

A questão neste caso é que não se trata exatamente de uma novidade. Nem todos sabem, mas o decreto 3.048/99, alterado neste aspecto específico pelo decreto de 5.999/06, já trazia determinação neste sentido quando a própria empresa protocolava o requerimento de auxílio-doença para os seus empregados.

O acesso já era disponibilizado eletronicamente por meio do site do INSS, através dos serviços oferecidos às empresas.

Em 2020, o decreto 3.048/99 foi novamente alterado pelo decreto de 10.410 e passou a dispor objetivamente que as empresas teriam acesso às decisões administrativas de benefícios requeridos por seus empregados, resguardadas as informações consideradas sigilosas, na forma estabelecida em ato do INSS.

Neste cenário, a portaria de DIRBEN/INSS de 1.012/22 vem dar publicidade ao serviço já oferecido pelo INSS, eis que se trata de ferramenta extremamente útil e importante para as empresas em razão do impacto que tais decisões impõem nos contratos de trabalho.

Não é demais lembrar que os benefícios de natureza acidentária concedidos pelo INSS impõem deveres às empresas, como recolhimento de FGTS e garantia de estabilidade aos empregados que ficaram incapacitados para o trabalho por período superior a 15 dias. A estabilidade provisória vai desde a concessão do benefício até 12 meses após a alta médica do INSS. Portanto, nada mais justo do que permitir que as empresas possam acompanhar os afastamentos dos seus empregados. 

Vale lembrar também que é comum a discussão, administrativa e judicial, acerca da alteração da natureza jurídica desses benefícios no curso da sua concessão, sem a devida e respectiva comunicação do empregador para adoção das suas obrigações correlatas, o que pode deixá-lo em situação irregular e passível de autuação administrativa e cobrança judicial.

Nesse sentido, a portaria de DIRBEN/INSS de 1.012/22, surge como uma importante ferramenta que visa combater a omissão do INSS em comunicar os empregadores a respeito da data do requerimento, concessão, alteração da natureza jurídica, suspensão ou cessação dos benefícios sobre incapacidade/acidente de trabalho relacionados aos seus empregados, cabe à empresa acompanhar rotineiramente essas situações para evitar passivos trabalhistas e fiscais futuros.

A consulta das referidas decisões administrativas será disponibilizada por meio do sítio do INSS1, nas opções de serviços para empresas, após a realização de prévio cadastro perante a Receita Federal do Brasil.

------

1 https://www.gov.br/inss/pt-br

Maria Cibele de Oliveira Ramos Valença

Maria Cibele de Oliveira Ramos Valença

Sócia das áreas trabalhista e previdenciária do escritório FAS Advogados - Focaccia, Amaral e Lamonica Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca