MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A taxa de crescimento como ferramenta de avaliação de uma empresa

A taxa de crescimento como ferramenta de avaliação de uma empresa

Ronaldo Corrêa Martins title=Ronaldo Corrêa Martins e Rodolfo Leandro de Faria

Cada um deles tem suas particularidades e importância para cada fase da empresa, da negociação ou transação que se pretende fazer.

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Atualizado às 10:49

Como investir? Onde investir? Devo comprar ações de que empresa? Qual o valor de uma empresa? Qual o valor de uma empresa deve ser considerado na aquisição ou fusão de empresas?

São questões frequentes feitas no mercado, pelos investidores, bem como pelas pessoas normais, não especialistas em finanças.

As respostas são simples?

Não. Não são simples. Sabemos que muitos questionam os lucros obtidos por alguns investidores, imaginando que são "sortudos".

Ao contrário, pelos investidores e especialistas em aquisições e fusões, são utilizados muitos métodos de avaliação das organizações para tomada de decisão do investimento.

Dentre os principais métodos de avaliação de empresas, os mais utilizados pelo mercado são os seguintes:  Avaliação por Valor Patrimonial;  Avaliação por Valor de Mercado;  Avaliação por Múltiplos;  Avaliação por Fluxo de Caixa Descontado.

Cada um deles tem suas particularidades e importância para cada fase da empresa, da negociação ou transação que se pretende fazer.

Segundo se verifica, o método do Fluxo de Caixa Descontado - FDC é o mais utilizado nas avaliações das empresas, para tomada de decisão de investimento.

Porém, como parte dos métodos de avaliações das empresas, além do Fluxo de Caixa Descontado - FDC, é fundamental avaliar e utilizar o método da Taxa de Crescimento, uma das mais importantes metodologias para definição de valor de uma entidade organizacional.

Segundo Damodaram (2014), a adoção da Taxa de Crescimento deve levar em conta:

1 - O crescimento histórico da organização para prever fluxos de caixa futuro

2 - As estimativas de crescimento da organização

3 - Atrelar o crescimento do investimento às políticas de financiamento das organizações

Outro elemento fundamental da Taxa de Crescimento é o crescimento terminal, mais conhecido por perpetuidade, que funciona como uma barreira, um desvio padrão, para medição do crescimento e valor do negócio. Elemento fundamental na utilização do crescimento terminal são as premissas de investimento das organizações.

A Taxa de Crescimento tem como objetivo fundamental estabelecer o fluxo de caixa futuro, considerando a vida esperada do investimento. A demonstração abaixo dá uma dimensão dos elementos considerados no uso da Taxa de Crescimento.

Ronaldo Corrêa Martins

VIP Ronaldo Corrêa Martins

Fundador e CEO do escritório Ronaldo Martins & Advogados.

Rodolfo Leandro de Faria

Rodolfo Leandro de Faria

PHD em Administração pela FEA-USP e Professor da FIA - Fundação Instituto de Administração.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca