MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A desarmonia dos poderes da República

A desarmonia dos poderes da República

Cassio Biffi

Os atos do poder Judiciário, representado pelo STF, devem por seu mister pacificar e preservar a harmonia e independência dos poderes.

quinta-feira, 2 de junho de 2022

Atualizado em 6 de junho de 2022 09:28

Pela garantia da harmonia entre os poderes da República, manifesto meu apelo a todos os órgãos institucionais e aos cidadãos brasileiros para que façam sua adesão a um movimento a favor e em respeito ao princípio fundamental da harmonia entre os poderes da República Federativa do Brasil.

O sistema republicano de governo alçou independência entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Para contrabalançar essa ausência de subordinação, foi instituído na Constituição o princípio da harmonia, que está acima dos poderes constituídos em suas atuações.

Os egos que ecoam dos nossos representantes dos poderes ultrapassam perigosamente o equilíbrio no exercício de suas distintas funções e violam o princípio maior da harmonia, com abusos consentidos e sobreposições desnecessárias de um poder sobre o outro sucessivamente.

Somente a prudência no uso do controle recíproco viabiliza a esperada liberdade política, evitando a desconstrução do estado de direito. As intimidações recíprocas dos representantes dos poderes da República causam a desestabilização da democracia.

Os atos do poder Judiciário, representado pelo STF, devem por seu mister pacificar e preservar a harmonia e independência dos poderes. O Executivo e Legislativo, adstritos em suas prerrogativas e funções de contrapesos, não podem rotular outro poder com o injusto peso da personificação de alguns componentes como únicos representantes daquele poder.

A indesejável personificação institucional atinge a própria democracia brasileira, alimenta a sua desestabilização e permite a ascendência daqueles detratores que crescem com a crise gerada.

A OAB - Ordem dos Advogados do Brasil Federal, ainda cautelosa, foi pontual em recente manifestação sobre a questão da preservação da harmonia ao assumir postura mediadora no conflito para a reconstrução da relação entre os poderes.

O posicionamento do Conselho Federal poderá refletir o necessário equilíbrio e respeito entre as instituições, atingindo seu dever que é de salvaguardar o Estado Democrático de Direito.

Cassio Biffi

Cassio Biffi

Presidente em exercício do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (Iasc)

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca