MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. O indulto da pena e a reincidência como efeito secundário

O indulto da pena e a reincidência como efeito secundário

A dosimetria da pena é composta de três fases. Na primeira e na segunda, são avaliados os maus antecedentes e a reincidência.

terça-feira, 7 de junho de 2022

Atualizado às 11:52

O indulto de pena alcança apenas os efeitos primários da condenação, não alterando os efeitos secundários.

Inicialmente é preciso esclarecer o que são os efeitos primários e secundários da pena, desmistificando a diferença entre eles.

Os efeitos primários dizem respeito a sanção penal direta: pena privativa de liberdade, pena restritiva de direitos, pena pecuniária e medida de segurança.

Já os efeitos secundários são consequências dos efeitos da pena imposta nos efeitos primários. Que prevalecem mesmo após o indulto.

Entre os efeitos secundários, um dos mais importantes é a reincidência. Logo, se entre o crime indultado e o novo delito ainda não transcorreu o período depurador previsto no art. 63 do CP, é possível que seja reconhecida a reincidência para exasperar a pena na segunda fase da dosimetria.

A dosimetria da pena é composta de três fases. Na primeira e na segunda, são avaliados os maus antecedentes e a reincidência.

Deste modo, é imprescindível saber os efeitos dos crimes anteriores e a possibilidade ou não da utilização em desfavor do acusado. São comuns os erros nesse sentido diante da avaliação muitas vezes superficial da folha antecedentes.

Em alguns casos, é necessário que a defesa junte até mesmo certidão de objeto e pé para ficar bem esclarecido o período depurador.

Embora o erro grave na dosimetria seja passível de correção de ofício pelo tribunal que julga o recurso de apelação, nem sempre acontece se não existir motivação da defesa.

Por isso é preciso se atentar na primeira fase da dosimetria da pena, em que os antecedentes reabilitados são utilizados como maus antecedentes para majorar a pena base.

E na segunda fase da dosimetria, em que os antecedentes com trânsito em julgado ainda não atingidos pelo período depurador do art. 63 do CP, podem ser utilizados para aumentar a pena.

O tema é de entendimento pacífico na jurisprudência dos tribunais quanto a utilização do efeito secundário dos crimes indultados.

Alex Henrique dos Santos

Alex Henrique dos Santos

Advogado criminal especialista.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca