MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Se a dívida é exclusiva de um dos titulares, a penhora não pode recair sobre a totalidade do saldo da conta corrente conjunta

Se a dívida é exclusiva de um dos titulares, a penhora não pode recair sobre a totalidade do saldo da conta corrente conjunta

Essa decisão demonstra uma solução equilibrada, seguindo entendimentos e posturas que alguns órgãos públicos já adotavam.

segunda-feira, 27 de junho de 2022

Atualizado às 09:23

Na última semana o STJ deu rumo para uma discussão que se perpetuou durante muito tempo em muitos processos no Brasil. Na sessão da corte especial do STJ do último dia 15/6/22 foi decidido de maneira unânime que não é cabível penhora integral dos valores depositados em conta bancária conjunta se apenas um dos titulares da conta figurou no polo passivo da execução que determinou o comando de bloqueio. A tese fixada pelo colegiado ainda terá sua redação final ajustada pelo ministro Relator, Ministro Luis Felipe Salomão.

Foi decorrente de Incidente de Assunção de Competência (IAC 12) que o tema chegou ao STJ para discussão. Através desse tipo de incidente, os tribunais de segundo grau afetam um ou mais recursos que tenham relevantes questões de direito e elevadas questões de repercussão social, para fixá-lo como precedente qualificado.

O processo de onde se originou o IAC, tem sua origem no TJ/BA (Resp 1.610.844). Nele foi determinado que a penhora alcançasse todo o saldo da conta bancária conjunta que o devedor mantinha. Desconsiderando por completo a existência de um segundo titular da conta e que não compunha a ação que deu origem ao comando de bloqueio.

Esse é um tema que dividia opiniões dentro do STJ. Os colegiados da 1 seção, que tratam de direito público, entendiam que não existindo prova da titularidade exclusiva ou parcial dos valores, a penhora pode sim recair sobre o valor total da conta conjunta. Já os da 2 seção, que tratam de direito privado, entendiam que, sem a prova de titularidade exclusiva ou parcial, deveria ser presumido que a divisão dos valores se daria por partes iguais e, por tanto, a penhora só poderia atingir a metade pertencente ao devedor alvo da execução.

No julgamento da IAC na corte especial do STJ, o relator Ministro Luiz Felipe Salomão detalhou e refinou o entendimento da 2 seção. Esclareceu em seu voto, que a obrigação assumida por apenas um dos cotitulares da conta bancária conjunta perante terceiros não pode gerar reflexos na esfera patrimonial dos demais. Salvo nos casos em que o contrato bancário tenha previsão de solidariedade entre os titulares da conta conjunta para pagamento da dívida.

Com isso, fica definido que os valores depositados em conta conjunta pertencem a cada um dos titulares em partes iguais. E caberá ao cotitular da conta e que não é alvo da execução, demonstrar que sua parte exclusiva é maior do que o quantum presumido nessa decisão. E em contrário, fica o autor da execução responsável por demonstrar que é o executado quem detém um valor maior do que a metade presumida.

Essa decisão demonstra uma solução equilibrada, seguindo entendimentos e posturas que alguns órgãos públicos já adotavam, mesmo com o entendimento anterior da 1 seção. A Receita Federal, por exemplo, já adotava esse tipo de postura quando taxa valores decorrentes de inventário que estejam depositados em conta conjunta. O próprio Ministro Raul Araujo se valeu desse exemplo: "quando ocorre o falecimento de um dos titulares, o imposto incide sobre a metade do valor existente na conta."

Mano Fornaciari Alencar

Mano Fornaciari Alencar

Sócio do escritório SiqueiraCastro.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca