MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A cobrança do ICMS sob a forma de aviso e restrições à atividade econômica

A cobrança do ICMS sob a forma de aviso e restrições à atividade econômica

Denomina a ação administrativa de aviso de comportamento tributário irregular assim como complementa o assunto objeto do aviso como monitoramento Simples Nacional.

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Atualizado às 13:42

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo acaba de criar uma nova forma de cobrança de tributos.

Passa, assim, a emitir o que denomina de AVISO IC/A/FIS onde, a partir de análise de informações de documentos fiscais emitidos pela empresa e pelos seus fornecedores, encontra determinada incompatibilidade procedendo ao lançamento do ICMS que entende cabente.

Denomina a ação administrativa de aviso de comportamento tributário irregular assim como complementa o assunto objeto do aviso como monitoramento Simples Nacional.

Ao mesmo tempo passa a impor restrições à atividade econômica do contribuinte, consistente no impedimento de emissão de notas fiscais eletrônicas. Diz o aviso que: "Para evitar prejuízos ao erário público estadual foi necessário impor restrições à atividade realizada pelo contribuinte".

Tal aviso vai, ainda, mais longe ao recomendar que o contribuinte não procure o posto fiscal e que tais restrições serão retiradas desde que o valor "lançado" seja pago pelo contribuinte.

Patente a ilegalidade do pretenso "lançamento" e tal fato tem sido reconhecido por várias razões:

1. Não há a instauração do processo administrativo fiscal que estabelece o contraditório entre as partes, e o valor tomado como base de cálculo para o "lançamento" é baseado em elementos meramente indiciários e sem critérios;

2. Não há no bojo do ato administrativo (AVISO) nenhuma fundamentação legal para sua existência, sendo ausente, portanto, qualquer motivação para tal forma de cobrança;

3. O referido AVISO não disponibiliza ao contribuinte nenhum regramento para o exercício de seu direito de defesa, impondo-lhe a obrigação de pagar sob pena de permanecer impossibilitado de exercer sua atividade econômica.

O STF, já foi instado a decidir sobre essa questão por tantas vezes, ao ponto de ter editado a SUMULA 70 que determina: "É INADMISSÍVEL A INTERDIÇÃO DE ESTABELECIMENTO COMO MEIO COERCITIVO DE COBRANÇA DE TRIBUTO".      

E as Cortes inferiores, já prolataram inúmeras decisões no mesmo sentido, confirmando a aplicação da referida súmula.

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo atenta, em nosso entender, contra a lei complementar estadual 1.320/18 que regulamenta os processos administrativos fiscais de sua competência, na medida em que cria instrumento de cobrança não contemplado no diploma estadual.

Por fim, o ente "credor", mais que agir arbitrariamente, causa ao contribuinte importante prejuízo, seja pelo fato de impedir que exerça a sua atividade econômica, seja pelos custos e dificuldades de solucionar tal ilegalidade pela via judicial.

Questiona-se, destarte, ao se ler e reler o referido aviso editado pela diretoria de fiscalização da SEFAZ quem, em verdade, manifesta comportamento tributário irregular?

Vitor Werebe

Vitor Werebe

ADVOGADO MILITANTE DESDE 1974; EX PROFESSOR DAS FACULDADES DE DIREITO DA PUCSP E DA UNIP; EX SUPERINTENDENTE REGIONAL DA RECEITA FEDERAL EM SÃO PAULO (8a. REGIÃO FISCAL); MEMBRO DO IASP E AASP.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca