MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Novidades SAJ ADV: Captura de processos do INSS
Software jurídico

Novidades SAJ ADV: Captura de processos do INSS

Aline de Souza Pereira, analista de conteúdo do SAJ ADV, explica sobre esta novidade.

Da Redação

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Atualizado em 29 de junho de 2022 18:11

O SAJ ADV - Software Jurídico apresenta uma nova funcionalidade do sistema: a captura de processos INSS. Assim destacou Aline de Souza Pereira, analista de conteúdo do SAJ ADV, sobre esta novidade.

 (Imagem: Pexels)

(Imagem: Pexels)

A especialista explica as principais "dores" no Direito Previdenciário. Segundo ela, antes de qualquer coisa, é importante destacar quais são as "dores" que o Direito previdenciário possui que podem ser solucionadas com essa novidade do sistema.

Sobre o tema ela pontuou:

  • 1 - Pouco conhecimento no assunto

Alguns advogados do Direito Previdenciário afirmam que suas faculdades ensinaram muito pouco sobre este tema.

Logo, o começo da atuação já é complicada, uma vez que não tem muitas pessoas falando sobre, e poucas com interesse real na área. Ou seja, não se tem tanta troca de experiências e de maneiras de atuação.

  • 2 - Mudanças legislativas constantes e a falta de tempo

Outros aspecto que é comum no Direito previdenciário são as constantes mudanças legislativas. Logo, ele precisa de tempo para estudar as atualizações, atender clientes, balancear prazos, acompanhar processos, etc.

Isso, faz com que o dia dos advogados e advogadas previdenciaristas fica ainda mais corrido e a falta de tempo seja corriqueira nessa área.

  • 3 - A perda de prazo

Já foi razoavelmente citado, mas a perda de prazo nessa área - e em qualquer área do Direito - é um verdadeiro terror para os advogados.

Quando se tem uma rotina atarefada e não se possui um sistema que ajude a organizar melhor as atividades, esse problema acaba ocorrendo. Para evitá-lo, algumas medidas são necessárias, mas veremos mais adiante.

  • 4 - Dificuldade de acesso aos processos

Muitos escritórios tem dificuldades de acessar os processos do INSS porque pelo sistema do próprio INSS tem algumas limitações para as consultas.

Por não existir a funcionalidade de capturar processos INSS no software de gestão, muitos escritórios que tem como foco a atuação previdenciária acabam não adotando a utilização softwares jurídicos.

É por essa razão, e para facilitar a consulta a esses processos que o SAJ ADV criou a funcionalidade de captura de processos INSS.

  • 5 - Organização dos processos

A organização dos processos também é uma questão para advogados que atuam com o previdenciário - e para qualquer outra área jurídica.

Fato é que, hoje, ainda muitos escritórios contam com arquivos físicos para fazer esse acompanhamento processual.

Mas não é de hoje que se sabe que esse tipo de controle não é o mais seguro, nem o mais ecológico e muito menos, o mais moderno.

E contar com arquivos físicos causa perda de documentos, perda de tempo na busca destes e até risco de vazamento das informações.

Gestão do escritório 

Aline de Souza Pereira explicou, também, como um software jurídico auxilia na gestão de um escritório de advocacia. Segundo ela, "advogados e advogadas que atuam com previdenciário, possui dificuldades similares a de quaisquer outras áreas do Direito. Assim, tanto para escritórios como foco na previdência, quanto para escritórios com outros focos, contar com um software de gestão jurídica é essencial atualmente".

Pensando nisso, a analista destacou as vantagens de contar com o SAJ ADV em seu escritório de advocacia previdenciária.

  1. Captura e acompanhamento de processos;
  2. Captura de intimações;
  3. Melhora na comunicação com clientes;
  4. Organização financeira;
  5. Organização de processos;
  6. Organização de compromissos e tarefas.

Com relação a captura de processos do INSS no SAJ ADV, a analista explicou o passo a passo para utilizar esta nova funcionalidade. Confira abaixo:

"Primeiro você deverá solicitar a captura com login e senha de acesso do site neste link: https://novorequerimento.inss.gov.br/auth/login?loginwith=gerid

Assim, para fazer essa solicitação, você deverá logar no SAJ ADV, entrar na aba de processos, depois selecionar 'central de captura processual' e clicar na opção 'nova captura'.

Ao clicar neste botão, o sistema abrirá um modal (uma janela de preenchimento), onde você selecionará 'Justiça/órgão'.

Neste modal você deverá preencher:

  • Número do processo;
  • Justiça: Outros;
  • Órgão: pesquise INSS

Em seguida, você deverá marcar a opção "processos em segredo de justiça" e clicar em "nova senha". Neste campo, você deverá preencher a sua senha INSS.

Então, você concorda com os termos de uso e salva as informações.

Confirme a ciência sobre o número de capturas processuais de seu plano clicando em "Agendar":

Em até 48 horas o processo será capturado, e seus andamentos exibidos na pasta do processo.

Se tudo estiver certo, seu processo aparecerá na central de captura com o status "processo vinculado".

Pronto. Agora o sistema já faz a captura de processos administrativos do INSS.

__________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas