MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Lealdade e norma antievasão

Lealdade e norma antievasão

A importância desse julgamento é paradigmática pois há muito a, até então, erroneamente chamada "norma antielisão" gera controvérsias entre os doutrinadores e aplicadores do direito.

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Atualizado em 1 de julho de 2022 11:15

No último mês de abril foi finalizado o julgamento da ADIn 2.446, proposta pela Confederação Nacional do Comércio, em face do art. 1º da LC  104/01, na parte em que acrescentou o parágrafo único ao art. 116 do CTN.

O dispositivo autoriza o fisco a desconsiderar um negócio jurídico quando praticado com a finalidade de dissimular a ocorrência do fato gerador do tributo.

Sob a relatoria da ministra Cármen Lúcia, por maioria, o STF reconheceu a sua constitucionalidade, restando vencidos os ministros Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes.

A importância desse julgamento é paradigmática pois há muito a, até então, erroneamente chamada "norma antielisão" gera controvérsias entre os doutrinadores e aplicadores do direito.

O ponto nodal do caso em comento foi a chancela pela Corte Suprema quanto à possibilidade do contribuinte realizar o planejamento tributário, entendendo tal prática como forma de elisão fiscal e o diferenciando da evasão.

Em seu voto, a ministra relatora diferencia esses conceitos ao discorrer que elisão significa a diminuição lícita do valor devido, pois o contribuinte evita o nascimento da obrigação tributária, enquanto a evasão se refere à ocultação do fato gerador que já ocorreu para omitir-se do pagamento.

A diferença reside no momento em que o sujeito passivo da obrigação tributária atua. No primeiro, ele antecede o fato gerador. No segundo, o agente atua posteriormente, a fim de escondê-lo.

Desse modo, uma vez materializado o fato gerador, inevitavelmente surge o dever fundamental de pagar o tributo que foi constitucionalmente imposto, conforme o disposto no art. 145, § 1º da CF/88.

Não se mostra justo em um Estado como o brasileiro, que se baseia em receitas tributárias, permitir que o contribuinte se desvencilhe desse dever quando ele próprio é beneficiário dos direitos sociais previstos no texto constitucional.

O tributo é o instrumento que possibilita a efetivação das prestações estatais. Portanto, a decisão em comento parece acertada e equânime ao ratificar a liberdade do particular de se planejar para pagar menos, mas desde que faça com lealdade perante o fisco.

Pedro Militão de Lucena

Pedro Militão de Lucena

Advogado, especialista em Direito Tributário.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca