MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. PEC da relevância nos recursos especiais

PEC da relevância nos recursos especiais

Afinal, como poderá a parte (em verdade, os(as) advogados(as)) saber se sua tese, defendida no recurso especial, é ou não relevante?

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Atualizado em 18 de julho de 2022 08:18

A PEC - mais uma - que o Congresso Nacional teve por bem aprovar, suscita algumas observações. O que, ao menos à primeira vista, causa alguma perplexidade é a contradição entre artigos da PEC. Explico: dando nova redação ao art. 105 § 1º da CF/88, consta que a parte deverá evidenciar a relevância das questões de direito "nos termos da lei". Portanto, para que a recente emenda à CF/88 tenha plena aplicabilidade, dever-se-á aguardar (sabe Deus até quando) a elaboração de lei específica, definindo o que é (e, por exclusão, o que não é) relevante, aos olhos do legislador.

No entanto - e aí está a contradição - o art. 2º da PEC diz expressamente que o requisito da relevância deve ser observado pela parte "após a entrada em vigor da presente emenda constitucional". Ora, se o art. 105 § 1º da CF/88 prevê que deverá haver a promulgação de uma lei, definindo o que se reputa como relevante, não há como se exigir da parte, desde logo, que mostre a ocorrência de relevância, em seu caso, pois não há parâmetros a seguir. Não há um standard legal.

Afinal, como poderá a parte (em verdade, os(as) advogados(as)) saber se sua tese, defendida no recurso especial, é ou não relevante? É claro que a parte interessada sempre reputará que seu caso é de extrema importância, mas essa avaliação, necessariamente sem isenção, não resolve a questão.

Afora os casos já previstos na PEC (ações penais, de improbidade, com valor acima de quinhentos salários mínimos, contrariedade à jurisprudência do STJ, ou causas que possam levar à inelegibilidade), repito, não há parâmetros definidos e claros sobre o conceito de "relevância", mas mesmo assim o art. 2º da PEC exige que a parte a demonstre, desde a entrada em vigor da PEC.

Desse modo, a PEC, embora de elaboração demorada, lançou às costas dos(as) advogados(as) a tarefa complexa de mostrar que há relevância, mesmo sem haver critério legal que sirva de guia. Talvez se possa usar, por analogia, o da "repercussão geral", previsto no art. 1.035 do CPC, mas teria andado bem o legislador, se desde logo fizesse a gentileza de informar, aos brasileiros, o que é "relevante", em sua concepção, que agora (mesmo que de forma confusa) virou emenda à castigada CF/88, de cuja redação original pouco restou.

Outro ponto da PEC que merece reparos é o de considerar relevante a questão Federal debatida em demanda de alto valor (500 salários mínimos ou mais). Afinal, apenas as questões judiciais dos endinheirados, integrantes da classe AA, é que são relevantes?  Também não se sabe ao certo o que levou os nobres legisladores a estabelecerem esse elevado teto, sabendo-se que ao tempo em que o eg. STF julgava questões infraconstitucionais, o limite mínimo era de 100 salários mínimos, se a sentença e o acórdão fossem uniformes, ou de 50 salários mínimos, se houvesse divergência entre a sentença e o julgamento colegiado.

Enfim, temos nós, profissionais da advocacia, mais uma tarefa sobre nossos ombros: conviver com a PEC da relevância no recurso especial, recurso cuja admissibilidade já era assaz complexa, haja vista a rotineira aplicação da súmula sete, rotulando-se de "questão de fato" o que, muitas vezes às claras, era questão de direito.

Francisco A. Fabiano Mendes

Francisco A. Fabiano Mendes

Sócio do escritório Fabiano Mendes Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca