MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A importância da "Lei do Estágio" como forma de prevenção e cuidado com a saúde dos futuros profissionais do mercado de trabalho

A importância da "Lei do Estágio" como forma de prevenção e cuidado com a saúde dos futuros profissionais do mercado de trabalho

Indispensável se faz a integral observância das previsões constantes da mencionada lei, estabelecendo-se o adequado e devido equilíbrio entre o aprendizado e a produtividade.

terça-feira, 30 de agosto de 2022

Atualizado às 08:26

No dia 18 de agosto celebra-se o Dia do Estagiário. A data comemorativa é referente ao primeiro decreto (87.497, atualmente revogado) que regulamentava os direitos e deveres da relação de estágio, assinado em 18 de agosto de 1982.

A lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, vigente e conhecida como "Lei do Estágio", dispõe e estabelece a definição, classificação, direitos, deveres, limites, penalidades e procedimentos a serem observados nas relações de estágio.

Segundo o art. 1º da lei, "estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos (...)". Ainda, conforme § 2º, "visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho".

Como se vê, a referida lei visa garantir aos indivíduos a proteção e o resguardo aos seus direitos, propiciando experiências satisfatórias e engrandecedoras, objetivando o completo e adequado desenvolvimento dos estudantes, enquanto cidadãos e futuros integrantes do mercado de trabalho.

Não obstante, a lei não se limita à proteção do estudante e futuro profissional, mas também das instituições de ensino com as quais estão vinculados e, ainda, da parte concedente do estágio, estabelecendo os direitos e os deveres de todos os envolvidos.

Dentre as principais determinações da lei, encontra-se a definição do número máximo de estagiários em relação ao quadro de pessoal das entidades concedentes de estágio, a jornada e duração do estágio, a necessidade e importância do termo de compromisso a ser celebrado entre o educando, a parte concedente e a instituição de ensino, e a ausência de vínculo empregatício (quando devidamente cumpridas as determinações e limites trazidos pela lei).

Além disso, encontra-se previsto, conforme o caso, o direito ao recesso, à redução da jornada nos períodos das avaliações institucionais, à contraprestação e ao auxílio transporte.

A atividade de estágio propicia claro benefício aos estudantes, na medida em que proporciona aprendizado prático e experiências que dificilmente seriam vivenciadas durante o período de ensino.

Não obstante, ao arrepio da Lei do Estágio, o que se observa é que muitos estudantes são submetidos a níveis de cobrança extremos e inadequados, carga horária excessiva, dentre outros. Ou seja, algo que pode ser a origem de futuros problemas e doenças ocupacionais.

O tema relacionado às doenças ocupacionais tem chamado cada vez mais atenção. É crescente o número de profissionais das mais variadas áreas, sobretudo do direito, que sofrem de problemas físicos e psicológicos associados à atividade profissional exercida. Depressão, ansiedade, crises de pânico, distúrbios do sono e o abuso de substâncias controladas, visando, inclusive, o aumento da performance profissional, são alguns dos sintomas mais verificados.

Logo, é de extrema relevância discutir e observar o risco a que os estudantes são submetidos quando, na fase da sua formação profissional, não têm respeitados os limites e objetivos da relação de estágio. Daí a importância da correta aplicação do disposto pela "Lei do Estágio", como verdadeira forma de prevenção e cuidado com a saúde dos futuros profissionais do mercado de trabalho.

Portanto, indispensável se faz a integral observância das previsões constantes da mencionada lei, estabelecendo-se o adequado e devido equilíbrio entre o aprendizado e a produtividade, e propiciando a realização do estágio em um ambiente saudável, a fim de atingir de forma efetiva o objetivo de desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.

----------

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm

https://www.ciadeestagios.com.br/lei-estagio/

Cultura profissional insalubre e a saúde mental dos profissionais do Direito

https://www.bbc.com/portuguese/vert-cap-46202403

Vitor Scapim

Vitor Scapim

Colaborador do escritório Popp Advogados Associados.

Jamile A. Machnicki

Jamile A. Machnicki

Advogada no escritório Popp Advogados Associados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca