MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Sem registro, contrato de união estável com separação total de bens não produz efeitos perante terceiros

Sem registro, contrato de união estável com separação total de bens não produz efeitos perante terceiros

A existência de contrato escrito é o único requisito legal para que haja a fixação ou a modificação, sempre com efeitos futuros, do regime de bens aplicável à união estável.

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Atualizado às 08:30

É reconhecida como entidade familiar a união estável entre indivíduos, configurada na convivência pública, contínua, duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família.

Na união estável, o Código Civil permite que as partes escolham o regime de bens que disciplinará as relações patrimoniais (comunhão universal, comunhão parcial, separação ou participação final nos aquestos), desde que o faça por escrito.

Caso a união estável fique caracterizada sem as partes formalizarem o relacionamento por escrito, o regime que regerá as relações patrimoniais entre os companheiros será o da comunhão parcial de bens.

A existência de contrato escrito é o único requisito legal para que haja a fixação ou a modificação, sempre com efeitos futuros, do regime de bens aplicável à união estável.

Independentemente de qualquer espécie de publicidade e registro, o instrumento particular terá eficácia e vinculará as partes para definir questões internas do relacionamento, tais como a sua data de início, a indicação sobre a partilha de bens, o reconhecimento de prole concebida na constância do vínculo, etc.

Entretanto, o regime patrimonial apenas terá eficácia perante terceiros, caso seja previsto em instrumento particular celebrado pelas partes com o prévio registro e publicidade da união estável, no Cartório de Títulos e Documentos ou mediante elaboração de escritura pública.

Diante destes fundamentos, em recente julgado a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu que o contrato particular de união estável com separação total de bens, sem registro, não impede a penhora de patrimônio de um dos conviventes para o pagamento de dívida do outro, pois tem efeito somente entre as partes. De acordo com o colegiado, a união estável não produz efeitos perante terceiros sem o registro público.

A turma julgadora firmou esse entendimento ao negar provimento ao recurso em que uma mulher contestou a penhora de bens que seriam apenas dela, para o pagamento de uma dívida de seu companheiro. Ela alegou que, antes de comprar os itens, havia firmado contrato particular de união estável com separação total de bens com o devedor.

Entendemos que o posicionamento do Superior Tribunal de Justiça se revela irretocável neste aspecto, pois caso contrário os credores ficariam sujeitos a procedimentos maliciosos de devedores, esvaziando o patrimônio do companheiro com dívidas, ao escolher o regime da separação em contrato particular, a fim de evitar a penhora de seus bens.

Ricardo Gorgulho

Ricardo Gorgulho

Pós-graduado em Direito de Empresa pelo Instituto de Educação Continuada (IEC/ PUC Minas) Graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Sócio do escritório Moura Tavares Advogados

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca