MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. "Emprega + Mulheres": o perigo das fraudes após o veto de Bolsonaro ao artigo da lei

"Emprega + Mulheres": o perigo das fraudes após o veto de Bolsonaro ao artigo da lei

É imprescindível a existência de leis que preceituem ações e diretrizes afirmativas na busca pela igualdade de oportunidades às mulheres, mas a efetividade estará sempre posta em xeque se não houver mecanismos para blindar a sua utilização fraudulenta.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Atualizado às 08:04

O veto presidencial de Jair Bolsonaro ao art. 21 da lei 14.457/22 abre brechas para a aplicação fraudulenta da lei que implementou o Programa "Emprega + Mulheres".

Fruto da conversão da Medida Provisória 1.116, de 04 de Maio de 2022, a lei 14.457 institui o Programa "Emprega + Mulheres" e altera algumas previsões da Consolidação das leis do trabalho.

A referida lei destina-se à inserção e manutenção das mulheres no mercado de trabalho, por meio do estímulo à aprendizagem profissional e de medidas de apoio aos cuidados dos filhos pequenos, a chamada parentalidade na primeira infância.

Dentre as medidas previstas, destacam-se: a regulamentação do reembolso-creche, a flexibilização do regime de jornada de trabalho, a antecipação das férias, a possibilidade de suspensão do contrato, a possibilidade de compartilhamento da prorrogação da licença maternidade entre a mãe e o pai e adoção de medidas obrigatórias pelas CIPAs visando à conscientização dos empregados.

Embora a lei represente, de um modo geral, um avanço na construção de uma sociedade mais igualitária e acolhedora para a mulher e para a mãe trabalhadora, deve-se ter um olhar atento para evitar que seja utilizada para interesses opostos às aparentes intenções que levaram à sua elaboração.

Isto porque o texto legal aprovado pelo Congresso Nacional não foi integralmente sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro: houve veto ao art. 21, e com isso foram abertas brechas que facilitam fraudes na aplicação da lei.

O art. 21 (vetado), foi adicionado pelo Legislativo durante a tramitação da conversão da medida provisória em lei, e restringia a possibilidade da implementação das medidas de flexibilização por acordo individual, permitindo seu uso em apenas duas hipóteses:

1. Em casos de empresas ou de categorias de trabalhadores para as quais não haja acordo coletivo ou convenção coletiva de trabalho celebrados, ou;

2. Caso o acordo individual contenha medidas mais vantajosas às normas coletivas.

Notadamente, o veto presidencial reforça as investidas dos últimos anos para enfraquecimento das entidades sindicais, e permite uma extensa gama de flexibilizações através de acordos individuais, inclusive com relação a medidas que até o momento apenas poderiam ser implementadas por norma coletiva, a exemplo da suspensão do contrato de trabalho e do regime de compensação por banco de horas que exceda 06 meses.

Considerando a natural hipossuficiência da trabalhadora na relação de emprego, a permissão de utilização de acordos individuais para flexibilização de normas que possam causar prejuízos (inclusive financeiros) à empregada é preocupante, pois facilita eventuais fraudes durante a implementação das medidas previstas na lei 14.457/22.

Neste ponto, o papel dos sindicatos será fundamental na fiscalização da aplicação da nova lei, para evitar que seja utilizada como mais uma ferramenta de precarização nas relações de emprego, sob o manto de suposta legalidade.

Importante destacar que o veto presidencial ainda será apreciado pelo Congresso Nacional, que poderá inclusive derrubá-lo se houver maioria absoluta de votos. Nesta hipótese (derrubada do veto) a previsão do art. 21 passa a valer, o que se mostrará razoável e necessário para preservar o propósito protetivo e inclusivo que deu origem à lei.

De qualquer modo, se bem utilizada, a lei 14.457/22 poderá servir para estimular a empregabilidade, integração e qualificação das mulheres no mercado de trabalho, fomentar espaços de conscientização acerca da responsabilidade parental aos pais, além de proporcionar maior apoio às trabalhadoras que possuam filho na primeira infância.

É imprescindível a existência de leis que preceituem ações e diretrizes afirmativas na busca pela igualdade de oportunidades às mulheres, mas a efetividade estará sempre posta em xeque se não houver mecanismos para blindar a sua utilização fraudulenta, além de serem necessários empenhos constantes voltados à conscientização sobre a origem social do problema.

Talita Harumi Morita

Talita Harumi Morita

Advogada trabalhista. Coordenadora do escritório Cascone Advogados Associados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca