MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. O papel da tradução para a economia do mundo

O papel da tradução para a economia do mundo

Uma tradução de qualidade vai muito além da tradução literal de palavras de um idioma para outro.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Atualizado em 20 de janeiro de 2023 09:55

A Era da Informação nos possibilitou criar conexões com todos os lugares do planeta. Com isso, a tradução ganhou uma importância ainda maior, uma vez que é possível acessar notícias, conhecer tendências, formas de arte e uma série de informações de países com os quais tínhamos pouco contato antes.

Hoje, por exemplo, conseguimos fazer uma pesquisa detalhada sobre a cultura e costumes de um determinado país antes de iniciarmos qualquer tipo de negociação. Com o advento da internet, é possível conhecer a legislação de comércio exterior, burocracias, cultura, história, entre outras informações que podem fazer toda a diferença na relação comercial.

O IDIOMA

Um fator que demanda maior aprofundamento e estudo é o idioma. 

A falta de conhecimento da língua pode dificultar a sua viagem. Para muitas pessoas, viajar para um país onde se fala inglês ou espanhol não é tão complicado, uma vez que o português se assemelha em diversos aspectos ao espanhol e consumimos muito conteúdo na língua inglesa. Mas em uma visita à China ou ao Japão, a comunicação pode ser uma barreira significativa.

No mundo dos negócios, esta conexão mundial é possibilitada com o serviço das empresas de tradução ou LSPs (Language Service Providers), que removem essas barreiras e obstáculos.

Para que as negociações aconteçam sem percalços e com a confiança de todos os envolvidos, é imprescindível que a comunicação seja clara, eficiente e livre de erros.

CONFIANÇA

A confiança precisa estar presente em todas as partes e etapas do relacionamento. Por isso, é fundamental que você sinta segurança na qualidade do serviço de tradução prestado pela empresa de tradução contratada.

Uma tradução fiel facilitará a comunicação entre as partes e tornará o processo mais confiável e seguro.

IMPORTÂNCIA DA TRADUÇÃO

Uma tradução de qualidade vai muito além da tradução literal de palavras de um idioma para outro.

É necessário ter fluência nos idiomas envolvidos e ser especializado no tema do documento para adaptar ideias e frases com total fidelidade à mensagem original, seguindo as normas gramaticais e usando as expressões idiomáticas corretas. Assim, o público final receberá as informações com clareza, evitando falhas de comunicação que podem levar a prejuízos financeiros.

Vale reforçar mais uma vez a importância de utilizar os serviços de uma empresa de tradução especializada. Um texto jurídico, por exemplo, deve ser traduzido por tradutores especializados na área que terão uma melhor compreensão de conceitos do direito do país de origem e do país de destino.

TRADUÇÃO JURAMENTADA OU OFICIAL

A tradução juramentada é realizada, exclusivamente, por Tradutores Públicos e Intérpretes Comerciais (também conhecidos como TPICs ou tradutores juramentados). Esses tradutores possuem "fé pública" e seu trabalho, incluindo o valor cobrado pelas traduções, é regulamentado por lei e pela Junta Comercial de seus estados.

Cristina Gonzales

Cristina Gonzales

Fundadora da Aliança Traduções. Tradutora pública, formada em Tradução pela UNESP, certificada pela American Translators Association -ATA e certificada pela JUCESP.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca