MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Os impactos da intervenção federal no Distrito Federal

Os impactos da intervenção federal no Distrito Federal

Uma abordagem prospectiva no tocante às possíveis consequências das medidas restritivas da autonomia dos entes políticos brasileiros

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Atualizado às 14:32

Com a decretação da intervenção federal no Brasil, surgiram muitos questionamentos acerca das possíveis decorrências imediatas e  das repercussões internacionais das medidas restritivas da autonomia. Ou seja, essa atuação excepcional e temporária da União, aplicada pelo presidente, pode repercutir na esfera administrativa, civil e penal. Nesse contexto, faz-se necessário argumentar que a  regra  explícita na Constituição Federal é o federalismo, no qual os entes  atuam em complementariedade no tocante a tributação, à normatização e à gestão. Todavia, quando há possível depredação do patrimônio público, por exemplo, é necessária a intervenção do chefe do executivo para prevenir ou arrefecer atitudes de vandalismo, como ocorreu no Distrito Federal.

A priori, é cediço que, no Governo do então presidente Michael Temer, foi decretada a intervenção federal no Rio de Janeiro, por quase 1 ano com o intuito de resguardar a segurança pública em meio ao caos na governabilidade. Nessa toada, como na intervenção federal  no Distrito Federal, a do Estado do Rio de Janeiro foi parcial, excepcional e temporária com a nomeação de um interventor para o controle da situação. Outrossim, foi nomeado, na época, o general Braga Neto - fato que causou críticas no tocante a ser equiparada a uma intervenção militar. Ou seja, muitos constitucionalistas argumentavam sobre a necessidade de se nomear um interventor de idoneidade moral e capacidade civil e não militar. Destarte, nesse período sui generis, foi restringida apenas a autonomia na gestão da segurança pública e houve restrição na promulgação de emendas constitucionais, uma vez que o ente estava em estado de exceção. Todavia, foi promulgado o Tratado de Marraqueche em com status de emenda constitucional para beneficiar pessoas com deficiência visual.

Nesse diapasão, a intervenção federal no Distrito Federal possui semelhanças com a intervenção Fluminense, entretanto há peculiaridades em relação às possíveis consequências intrínsecas e extrínsecas. Inicialmente, é importante discorrer sobre a diferença entre intervenção federal e estado de defesa e estado de sítio, uma vez que no primeiro instituto não ocorrem restrições á reunião, à prisão e à locomoção como nos  dois últimos. Explicando melhor, o Presidente Lula decretou apenas a restrição da autonomia do ente político, continuando a haver prisões cautelares, reuniões, entre outras. A grande questão a ser dirimida com o passar do tempo é, se haverá prolongamento da intervenção pelo executivo até que a normalidade seja reestabelecida. Nessa linha, o poder constituinte derivado fica temporariamente mitigado, pois não pode haver emenda à constituição, devido à excepcionalidade da medida. Por conseguinte, muitos juristas acreditam que haverá prejuízos em relação às reformas administrativas e tributárias já em pauta no Congresso Nacional.

Além disso, outra consequência visível foi a aceitação internacional da intervenção federal por muitos governantes na América Latina, Europa e Estados Unidos. Nessa perspectiva, o novo governo se destacou positivamente na visão de governança e governabilidade. Mesmo com toda a depreciação vandalismo das instituições, ocorreram reações de apreço e restauração de alianças para com o Brasil. No entanto, ainda fica em questionamento a confiança dos investidores externos para com as empresas brasileiras. Nessa linha, Faz-se necessário que as instituições em geral se fortaleçam e o Estado Democrático de Direito seja respeitado, mesmo diante da polarização política.

Finalmente, a última consequência a ser abordada neste texto é sobre a sanção a ser aplicada aos infratores que estavam acampados e utilizaram de atos de vandalismo. Sabe-se que, para que se reestabeleça a paz, deve ser pautada na proporcionalidade e razoabilidade, assegurando-se que tais atos não se repetirão. Nesse vies argumentativo, para muitos penalistas ocorreu o crime de terrorismo, para outros, vandalismo, repercutindo nas mídias brasileiras e internacionais. Infelizmente, já estão sendo utilizados gastos com a movimentação do judiciário e das polícias do Brasil que poderiam estar sendo utilizadas na educação, saúde, saneamento e moradia, por exemplo. Consequentemente, cabe às autoridades públicas, com a finalidade de reestabelecer a ordem e o progresso, acatar os melhores atos constitucionais, visando sempre a dignidade da pessoa humana e  a proteção dos direitos fundamentais.

Joseane de Menezes Condé

VIP Joseane de Menezes Condé

Discente de Direito Anhanguera, estagiária do TRT 15, coautora do Livro Direito do Trabalho- Impactos da pandemia e das Revistas Judiciais TRT 15 e TRT 6 de 2022 e estuda pós graduação na Damásio.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca