MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Relacionamento tóxico

Relacionamento tóxico

Infelizmente os casos de violência contra a mulher só vem aumentando no nosso país, mas engana-se quem pensa que só a agressões físicas são passíveis de punição. A Lei Maria da Penha também considera o abuso psicológico como forma de violência.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Atualizado às 08:24

Você já ouviu falar em relacionamentos tóxicos ou conhece alguém que viva um relacionamento assim? Tenho certeza que sim. Relacionamentos, sejam eles familiares, amorosos ou entre amigos, devem ter o respeito como base, paz, harmonia e leveza. Claro que problemas existirão em quaisquer dessas circunstâncias, mas se o relacionamento só te traz perturbação, desassossego, se você se sente a todo tempo constrangida, tolhida, diminuída, tem alguma coisa errada e provavelmente você está em uma relação tóxica e só não se deu conta disso.

Caso recente e que trouxe o assunto novamente à tona foi o ocorrido no BBB23 em que um dos participantes subjuga sua parceira, fazendo comentários depreciativos e "brincadeiras" com falas violentas contra ela.

Foi preciso uma intervenção do apresentador para que o jogador cessasse a conduta abusiva. E pasmem: nos comentários nas redes sociais, internautas reclamaram sobre a interferência no jogo. Ou seja, o que importa é o entretenimento? Nossa sociedade não está preocupada com a mensagem que essas condutas passam? Ou ainda, com o efeito psicológico disso na vítima? Que tipo de pessoas estão sendo construídas? Abuso e violência não podem e nunca poderão ser considerados como entretenimento!

Os fatos ocorridos com a atriz, causaram revolta e comoção em quem estava assistindo, mas ela simplesmente não havia percebido o que estava acontecendo. Já pararam para pensar no porquê? Porque já normalizamos esse tipo de violência, já nos acostumamos. Além de não perceber, a vítima se sente culpada, se vê como a errada da situação. O parceiro tóxico, manipula, inverte o jogo, cria um ambiente na cabeça da vítima em que ela é sempre culpada.  

E os relacionamentos tóxicos não trazem para as vítimas somente consequências de ordem psicológica. Eles geralmente desaguam em violência física, em morte, e em suicídio.

Infelizmente os casos de violência contra a mulher só vem aumentando no nosso país, mas engana-se quem pensa que só a agressões físicas são passíveis de punição. A Lei Maria da Penha também considera o abuso psicológico como forma de violência. Você mulher que se encontra nessa situação, não seja mais uma vítima silenciada pelo medo daquele que diz te amar. Antes de amar o próximo, ame a si mesma e denuncie!

Clodoaldo Moreira dos Santos Júnior

Clodoaldo Moreira dos Santos Júnior

Phd em Direito, advogado e professor universitário.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca