MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Você sabe o que é marketing jurídico?

Você sabe o que é marketing jurídico?

O advogado não pode falar de sua marca, serviços e dados de contato, mas pode criar conteúdo informativos e relevantes, atraindo a atenção das pessoas e se tornando mais conhecido e respeitado como profissional. Consequentemente, ele gera mais oportunidades e amplia seu negócio.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Atualizado às 14:24

Hoje falaremos especialmente com os nossos leitores que também são colegas de profissão ou que pretendem atuar na área de marketing, especificamente, o marketing jurídico ou de advocacia. Para saber mais sobre o assunto, siga conosco até o final!

O QUE É MARKETING JURÍDICO? ELE ESTÁ DE ACORDO COM O CÓDIGO DE ÉTICA DA OAB?

Sabemos que a OAB possui um código de ética no qual é vedada a propaganda para captação de novos clientes. Essa vedação, para muitos, é um empecilho para atuar no mercado jurídico, pois acreditam que ela dificulte muito a ampliação do escritório. Porém, isso não é verdade.

Marketing jurídico, por exemplo, é uma estratégia de posicionamento para os advogados atuantes no mercado que torna possível atrair novos clientes, já que, por meio dela, os operadores do direito mostram suas especialidades aos potenciais clientes e quais os problemas ele é capaz de solucionar.

De início, para implementar o marketing jurídico em um escritório, é necessário mudar a forma como se enxerga a advocacia, passando a entendê-la como um negócio e que não há impedimento de tratar a advocacia dessa forma.

Mas você pode se perguntar, qual a diferença entre captar e conquistar um cliente? E a diferença é simples. Na captação - proibida pela OAB -, o advogado pratica abordagem de venda direta, tentando convencer o cliente de que ele precisa contratar seus serviços.

Já na conquista, o advogado educa seu público, falando sobre problemas jurídicos relevantes, trazendo artigos e referências e, por consequência, virando uma referência de profissional a ser lembrada em casos de necessidade. Fazendo isso o advogado respeitará o art. 39 do Código de Ética que diz:

"A publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão."

Ou seja, o advogado não pode falar de sua marca, serviços e dados de contato, mas pode criar conteúdo informativos e relevantes, atraindo a atenção das pessoas e se tornando mais conhecido e respeitado como profissional. Consequentemente, ele gera mais oportunidades e amplia seu negócio.

CONCLUSÃO

Apesar das limitações impostas, é possível se tornar um profissional diferenciado no mercado da advocacia pelo marketing jurídico, por meio de ações que te farão ser visto como alguém de muito saber e capacidade, se tornando um advogado/uma advogada visado (a), renomado (a) e lembrado (a) nos momentos em que o cliente precisar.

Quer saber mais sobre algum caso ou assunto? Deixe sua sugestão!

D. Ribeiro

D. Ribeiro

Advogado criminalista militante, pós-graduado em direito administrativo e constitucional; pós-graduado em direito penal e processo penal, MBA em Gestão empresarial - FGV - SP.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca