MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. CHATGPT: O que é

CHATGPT: O que é

Mesmo estando em desenvolvimento, a plataforma ChatGPT já trouxe inúmeras vantagens para quem a utiliza e promete facilitar ainda mais as nossas vidas.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Atualizado às 08:43

Uma ferramenta de inteligência artificial lançada no final de 2022, o ChatGPT se tornou um sucesso e deixou os concorrentes e alguns profissionais assustados. Mas, afinal: o que é e como funciona o ChatGPT? Para saber mais sobre o assunto, siga conosco até o final!

O QUE É O CHATGPT?

O Chat GPT, que vem chamando muito a atenção de todo mundo, é um algoritmo baseado em inteligência artificial, criado por um laboratório de pesquisas dos EUA chamado OpenAI. Seu nome - Chat GPT - é uma sigla para "Generative Pre-Trained Transformer" - algo como "Transformador pré-treinado generativo".

A criação do Chat GPT foi focada em diálogos virtuais e a ideia é que essa nova ferramenta aprimore a experiência e os recursos oferecidos por assistentes virtuais como Google Assistente e Alexa e seu sucesso está justamente em oferecer uma forma simples de obter respostas e diálogos aos seus usuários.

Ele foi desenvolvido com base em uma rede neural chamada Transformer, projetada especialmente para lidar com textos. A IA - inteligência artificial - do Chat GPT tem várias camadas que permitem prestar atenção nas palavras-chave, nos diferentes significados que a palavra pode ter e no contexto em que ela é usada, e tudo isso o transforma em uma ferramenta muito avançada de geração de texto.

É fato que esta plataforma pode ser, na verdade, uma ferramenta importante na carreira, pois, além de auxiliar no ganho de tempo, ao criar respostas de e-mails por você, fazer pesquisas ou compor textos de relatórios, o ChatGPT pode ajudar a nos relacionar melhor com colegas ou nos comunicarmos de um jeito mais empático como líderes, já que pode fazer um filtro para que a comunicação não soe rude.

A PLATAFORMA

Por ser uma tecnologia muito nova, o ChatGPT ainda está aprendendo a responder e a pesquisar. Provavelmente, utilizando-o desde já, as respostas irão se aprimorar gradativamente, já que, cada vez mais serão feitas mais perguntas e, aos poucos, estas perguntas serão melhor elaboradas.

Segundo Fabiana Raulino, consultora em inovação em educação corporativa, "Nosso pensamento é complexo e nem sempre conseguimos comunicar tudo o que sentimos e pensamos. Inteligência artificial pode nos ajudar a traduzir o que pensamos e sentimos em palavras".

Fato é que, mesmo estando em desenvolvimento, a plataforma ChatGPT já trouxe inúmeras vantagens para quem a utiliza e promete facilitar ainda mais as nossas vidas.

Para se ter uma ideia, o Chat GPT vem sendo para ajudar na preparação para apresentação e eventos, fazer análise de dados e identificar padrões, criar legendas simples em redes sociais, traduzir documentos, dentre várias outras coisas.

CONCLUSÃO

Agora que você já conhece essa novidade que é o ChatGPT, não perca a oportunidade de começar a implementá-la em sua vida e facilite seu dia a dia com essa nova plataforma.

Quer saber mais sobre algum caso ou assunto? Deixe sua sugestão!

D. Ribeiro

D. Ribeiro

Advogado criminalista militante, pós-graduado em direito administrativo e constitucional; pós-graduado em direito penal e processo penal, MBA em Gestão empresarial - FGV - SP.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca