MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Marc Chagall em São Paulo

Marc Chagall em São Paulo

Todo o simbolismo, voltado à Torá, confesso, que me extasiei, como significa o substantivo, com a "Travessia do Mar Vermelho", nesta Exposição também encontrado.

quarta-feira, 1 de março de 2023

Atualizado às 08:40

I

1. O BB Seguros e o Banco do Brasil trazem-nos no Centro Cultural Banco do Brasil, localizado na rua Álvares Penteado, 112, Centro Histórico, o "contato com o trabalho de um dos grandes nomes da arte mundial, reafirmando seu compromisso de ampliar a conexão dos brasileiros com a cultura" (após Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte), como apresentado no "release" da Exposição.

2. A curadora, Lola Durán Úcar, destaca, no volume que dedica ao seu brilhante trabalho, palavras que nos fazem pensar e meditar e deslumbrar, com o seu texto: "Pintura Poética", de 12 páginas. Chagall é singular, como sua vida, tudo é possível, desde que se baseie com amor.

E a exposição em Terras de Piratininga, bem próxima ao berço de sua Fundação, enriquecida foi com a generosa contribuição do Museu de Arte Moderna e da Fundação Ema Klabin, que, do seu acervo, aquiesceram que viessem obras chagalinas bem representadas de fases do seu percurso artístico.

II

3. O itinerário vital e artístico de Chagall está muito bem explicado em mais de 200 páginas no livro dedicado à exposição, desde as origens e tradições do artista até o escrito de Cynthia Taboada, subsequente ao de Saulo di Tarso, "quando o moderno encontra a arte contemporânea" (p. 263).

4. Então, visitar a exposição, onde acontece, para mim, é um "riccordo", porque, na rua Álvares Penteado iniciei minha carreira de advogado num banco ali localizado e no qual permaneci de fevereiro de 1958 até julho de 1966. Logo, curvei-me ao passado, porque, em Paris, parei diante da casa (ateliê) de Chagall, mas não ousei bater em sua porta e apertar-lhe a mão!

III

5. Chagall é a grafia francesa do pinto russo Mark Sagel (Vitebsk, Império Russo (atualmente Belarus), 6 de julho de 1887 - Saint-Paul-de-Vence, França, 28 de março de 1985). E tudo quanto escrito de sua trajetória até a sua visão poética, que ignora o colorido materialístico, as leis da gravidade, como o uso de tratar o espaço.

6. O que me impressionou em Chagall foi a sua versatilidade em tratar até da arte em vitrais, que visitei alguns, mas fiquei deslumbrado com os que se encontram num Igreja Protestante Reformada, em Zurique, na Cidade Velha. O sol quando perpassa naqueles vitrais, propositalmente acredito, é o amor transcendente que o leva a criar a multidão de cores.

E os mosaicos do Parlamento em Jerusalém, afixadas em 1966, deixam lembranças profundas.

7. Religioso, aberto à oportunidade que a vida me deu, visitei o Museu Nacional da Mensagem Bíblica (em Nice), constituído acervo de mais de trezentas obras do artista (pinturas, desenhos, grafias, esculturas etc.)

Todo o simbolismo, voltado à Torá, confesso, que me extasiei, como significa o substantivo, com a "Travessia do Mar Vermelho", nesta Exposição também encontrado.

Jayme Vita Roso

VIP Jayme Vita Roso

Advogado.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca