MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Advogado criminalista - Você sabe o papel deste profissional?

Advogado criminalista - Você sabe o papel deste profissional?

Nem de longe o papel do advogado criminalista é pura e simplesmente inocentar uma pessoa, custe o que custar, mas ele deve representar os interesses do seu cliente, independentemente do crime por ele supostamente cometido.

quinta-feira, 9 de março de 2023

Atualizado às 14:01

Todo advogado criminalista já ouviu - várias - vezes a pergunta "como você consegue defender essa pessoa?". Isso acontece, pois, o comum é surgir o sentimento de justiceiro após ouvirmos algum caso de cometimento de crime. Porém, quem permanece ao lado do acusado nesse momento? Siga conosco para saber mais sobre o papel do advogado criminalista.

O DIREITO DE SER DEFENDIDO

Mesmo se você, leitor, é leigo, já deve ter ouvido que vivemos sob o chamado regime democrático de direito, ou seja, em nosso país, a Constituição Federal e as leis prezam pela proteção dos direitos fundamentais, como direito à vida, saúde, liberdade, votar, ser votado, ter propriedade, poder escolher sua religião, etc.

Dentre esses direitos encontramos aqueles que garantem ao cidadão meios para se defender, principalmente quando enfrentar o sistema de Justiça Criminal. Com esses direitos é possível garantir que não haja abusos por parte do Estado, como ocorria em outros momentos de governo autoritário.

Dentre os princípios legais existe o "devido processo legal", o qual assegura que toda e qualquer pessoa que precisar enfrentar algum processo, tenha garantido todos os tramites e todos os direitos. No caso do processo penal, é garantido que o sujeito acusado possa se defender e possa ter, em regra, sua liberdade assegurada.

Para que todos os direitos e garantias existentes no nosso regime possam ser assegurados é preciso que o réu possua uma defesa técnica digna, capaz de auxiliar a justiça na busca pelo resultado mais justo e adequado da situação. E é aí que entra a figura do Advogado Criminal.

Nem de longe o papel do advogado criminalista é pura e simplesmente inocentar uma pessoa, custe o que custar, mas ele deve representar os interesses do seu cliente, independentemente do crime por ele supostamente cometido.

Essa representação deve ser integra, respeitando os limites da legalidade e da plenitude de defesa, levando em consideração que a justiça brasileira criminal parte do pressuposto que todos são inocentes até que se prove o contrário, ou seja, até que venha a sentença condenatória irrecorrível.

Devemos deixar de lado a ideia de que o advogado criminalista está aqui para ajudar a manter a impunidade, pois é fato que é seu dever garantir que os direitos de quem sofre acusações sejam cumpridos. Até mesmo para que aqueles que são culpados recebam a pena na medida correta, nem para mais, nem para menos. Apenas justa.

CONCLUSÃO

Se você possui o pensamento de que o advogado criminalista atua junto da impunidade, reveja, pois nunca sabemos quando seremos nós a estarmos sentando no banco do réu, desejando ter alguém para nos defender e ajudar a conseguir que a justiça seja feita. Seja ela a absolvição ou uma pena correta e adequada ao caso.

D. Ribeiro

D. Ribeiro

Advogado criminalista militante, pós-graduado em direito administrativo e constitucional; pós-graduado em direito penal e processo penal, MBA em Gestão empresarial - FGV - SP.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca