MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Dia Mundial da Água: esperanças no horizonte

Dia Mundial da Água: esperanças no horizonte

Este ano temos um Dia Mundial da Água de muita esperança, porque as políticas públicas ambientais e de saneamento básico tendem a se tornar mais sustentáveis e inclusivas.

quinta-feira, 23 de março de 2023

Atualizado às 08:21

Apesar de, nos últimos anos, as políticas de preservação ambiental e dos recursos hídricos terem tido fortes retrocessos e de o saneamento básico ter diminuído o volume global de investimentos, tudo indica que esse cenário deve se modificar.

De um lado, as políticas de proteção ambiental e de recursos hídricos foram retomadas e com um viés que concilia a proteção com a necessidade de desenvolvimento econômico inclusivo, gerando emprego e renda. Doutro lado, o Governo Federal tem adotado medidas para incentivar os investimentos em saneamento básico, retirando amarras que os impediam e, em especial, incentivando as parcerias público-privadas.

Apesar de ter muito que avançar, em especial no saneamento rural (onde se concentra o déficit de acesso à água) e no serviço público de manejo de águas pluviais urbanas (serviço que não é organizado e somente é lembrado pelas tragédias que as enchentes e desmoronamentos geram a cada Verão), o cenário é de otimismo. Inclusive, o orçamento do Ministério das Cidades não deixa dúvidas de que o Brasil vai investir mais na preservação da água, em especial, no combate às perdas dos sistemas de distribuição e no tratamento de esgotos.

Este ano temos um Dia Mundial da Água de muita esperança, porque as políticas públicas ambientais e de saneamento básico tendem a se tornar mais sustentáveis e inclusivas, como bem demonstram os textos deste número especial do Littera.

Wladimir Antonio Ribeiro

Wladimir Antonio Ribeiro

Sócio do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca