MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Audiência de custódia X cadeia de custódia

Audiência de custódia X cadeia de custódia

Enquanto a cadeia de custódia visa guardar e proteger objetos importantes ao processo, a audiência de custódia objetiva guardar e proteger a pessoa do preso.

quinta-feira, 30 de março de 2023

Atualizado às 14:55

Na semana passada, falamos sobre o que é a audiência de custódia, abordando como ela funciona e qual a importância de ter um advogado presente em sua realização. Hoje, falaremos um pouco sobre a cadeia de custódia, deixando claro o que é, para o que serve e para que não haja mais confusão com a audiência de custódia. Siga conosco até o final para saber mais sobre o assunto!

O QUE É CADEIA DE CUSTÓDIA

De acordo com a redação dada pela lei 13.964/19 ao art. 158-A do Código de Processo Penal:

Art. 158-A. Considera-se cadeia de custódia o conjunto de todos os procedimentos utilizados para manter e documentar a história cronológica do vestígio coletado em locais ou em vítimas de crimes, para rastrear sua posse e manuseio a partir de seu reconhecimento até o descarte.

A cadeia de custódia tem como finalidade assegurar a idoneidade dos objetos e bens apreendidos e periciados, para que não haja dúvida quanto à sua origem, garantindo a inviolabilidade deles durante toda a investigação criminal e processo judicial.

Para isso, existem procedimentos de ocupação, conservação, manipulação, transporte e entrega a serem seguidos durante todo o procedimento pericial. Dessa forma, fica garantido que o material apreendido é realmente o mesmo material periciado e que a prova produzida é lícita e efetiva. Esses procedimentos preestabelecidos são o que constitui a cadeia de custódia.

AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA X CADEIA DE CUSTÓDIA

Agora que já sabemos que a cadeia de custódia é o conjunto de procedimentos que devem ser seguidos para garantir que as provas não percam credibilidade e idoneidade durante a investigação e/ou processo judicial, vemos que não há como confundi-la com a audiência de custódia.

Como vimos na semana passada, a audiência de custódia é a audiência realizada após a prisão em flagrante para assegurar que os direitos fundamentais do custodiado foram respeitados, garantindo, assim, o devido processo legal.

Portanto, percebemos que, enquanto a cadeia de custódia visa guardar e proteger objetos importantes ao processo, a audiência de custódia objetiva guardar e proteger a pessoa do preso. Essa proteção tanto da pessoa quanto dos objetos é o que garante a possibilidade de se respeitar o devido processo legal, chegando a um veredito justo e correto.

CONCLUSÃO

Sabemos que os termos do mundo jurídico podem confundir os leigos, mas acredito que hoje conseguimos deixar claro o objetivo de uma audiência de custódia e de uma cadeia de custódia, mostrando, assim, suas diferenças.

Quer saber mais sobre algum caso ou assunto? Deixe sua sugestão! 

D. Ribeiro

D. Ribeiro

Advogado criminalista militante, pós-graduado em direito administrativo e constitucional; pós-graduado em direito penal e processo penal, MBA em Gestão empresarial - FGV - SP.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca