MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Como evitar cair no golpe de troca de malas sofrido por brasileiras presas na Alemanha

Como evitar cair no golpe de troca de malas sofrido por brasileiras presas na Alemanha

A criminalidade se especializa e se atualiza diariamente desenvolvendo novos truques a todo momento, cabendo a nós nos resguardarmos e tentar evitar cair nos golpes.

quarta-feira, 19 de abril de 2023

Atualizado às 14:09

Nas últimas semanas o caso das brasileiras presas na Alemanha chamou atenção de todos nós por parecer história de filme de ação, mas o que muitos não sabem é que esses golpes acontecem e existem atitudes que podem te salvar de cair nele. Para saber mais sobre o assunto siga conosco até o final!

O CASO DAS BRASILEIRAS PRESAS EM FRANKFURT

Em março deste ano, no aeroporto Internacional de Guarulhos, as brasileiras Jeanne Paolini e Kátyna Baía tiveram as etiquetas de suas bagagens trocadas por malas com drogas, o que resultou na prisão delas ao chegarem na Alemanha.

Segundo as investigações da Polícia Federal, o grupo criminoso já enviou cerca de 40 quilos de cocaína para a Alemanha aplicando este golpe. Para realizarem a troca, o grupo retirava etiquetas das bagagens despachadas pelos passageiros e as colocavam nas malas que continham as drogas.

Ainda, o grupo se dividia entre aqueles que trocavam as etiquetas, aqueles que tiravam fotos da bagagem e aqueles que transportavam as malas do terminal doméstico para o terminal internacional.

Após 38 dias de prisão, a empresária Katyna Baía e a veterinária Jeanne Paollini finalmente foram completamente inocentadas das acusações de tráfico de drogas internacional e puderam ver e abraçar a família.

COMO EVITAR A TROCA/EXTRAVIO DA BAGAGEM

Existem algumas atitudes que podem impedir que você seja vítima de um golpe como este e a repercussão deste caso trouxe à tona a importância da adoção de certas precauções. As recomendações são:

  1. Saber o que está colocando na bagagem e como coloca - por exemplo, objetos de valor devem ser colocados no fundo da bagagem.
  2. Tirar foto ou filmar o conteúdo da sua mala, possibilitando provar, em eventual caso de troca ou extravio, o conteúdo transportado e que aquela não é a sua bagagem ou que ela fora violada;
  3. Identificação da bagagem com algum diferencial (tag colorida, lenço, fita, adesivo, etc) tornando sua mala única;
  4. Prestar atenção na bagagem durante o transporte e a espera do voo em restaurantes ou sala de espera por exemplo, evitando que criminosos roubem, coloquem ou retirem algo da sua mala;
  5. Tirar foto da pesagem da mala na hora de despacha-la.

CONCLUSÃO

Infelizmente a criminalidade se especializa e se atualiza diariamente desenvolvendo novos truques a todo momento, cabendo a nós nos resguardarmos e tentar evitar cair nos golpes.

D. Ribeiro

D. Ribeiro

Advogado criminalista militante, pós-graduado em direito administrativo e constitucional; pós-graduado em direito penal e processo penal, MBA em Gestão empresarial - FGV - SP.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca