MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Os crimes contra a honra na visão dos Tribunais Superior

Os crimes contra a honra na visão dos Tribunais Superior

Enquanto os crimes de calúnia e difamação devem ser descritos dentro de contexto objetivo e pormenorizado, o crime de injúria, como depende de análise subjetiva da vítima, a sua tipicidade material dependerá interpretação Judicial.

quinta-feira, 20 de abril de 2023

Atualizado às 07:54

O crime de calúnia está previsto no art. 138 do Código Penal, e é imputado àquele que falsamente acusa alguém de um fato capitulado na legislação como crime. Sendo assim, não é qualquer acusação desprovida de fundamentação que caracteriza o delito, pois a norma em análise exige que o acusador descreva a conduta delitiva com a indicação de fato determinado, situado no tempo e no espaço.

Assim, por exemplo, se, genericamente, uma pessoa acusa a outra da venda de sentenças, sem indicar o processo que supostamente teria ocorrido o suposto crime de corrupção passiva, não é possível cogitar a hipótese do crime de calúnia, uma vez que o acusador não imputou um fato determinado, situado no tempo e no espaço.

No julgamento da APn 990/DF, relator Ministro Herman Benjamin, Corte Especial, julgado em 21/9/22, DJe de 7/10/22, foi rejeitada, à unanimidade, a denúncia proposta contra membro do Ministério Público Federal, pela suposta prática do crime de calúnia, uma vez que a acusação não descreveu um fato determinado, específico e realmente descrito como crime:

"Com efeito, de acordo com entendimento pacífico do STJ, para configuração do crime de calúnia, urge a imputação falsa a outrem de fato definido como crime. Ou seja, deve ser imputado um fato determinado, devidamente situado no tempo e no espaço, bem como tal fato deve ser definido como crime pela lei penal, além de a imputação ser falsa. Portanto, não configura calúnia, em sentido oposto, a alegação genérica de uma conduta eventualmente delitiva."

Aliás, nos termos da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal é inepta a denúncia que se limita a descrever o suposto crime de calúnia de forma abstrata, sem indicar o fato individualizado e específico:

"A narrativa constante da inicial não tipifica o crime de calúnia, para cuja configuração é necessário que tenha havido imputação concreta e individualizada, ao Querelante, de fato definido como crime.

(Inq 2870, Relator(a): JOAQUIM BARBOSA, Tribunal Pleno, julgado em 15/3/12, ACÓRDÃO ELETRÔNICO DJe-154 DIVULG 06-08-2012 PUBLIC 7/8/12)"

Portanto, quando a acusação não é sustentada em elementos capazes de assegurar o exercício do contraditório e da ampla defesa, com a indicação precisa e específica do fato criminoso, não há viabilidade técnica para que seja instaurada a persecução criminal pelo suposto delito contra a honra, pois, conforme sustentado, a calúnia não se tipifica com acusações genéricas e abstratas:

"A tipificação do crime imputado deve ser certa, determinada e precisa, sob pena de se instalar, no sistema de persecução penal, a atribuição difusa, inespecífica e genérica, capaz de abranger qualquer incriminação e impossibilitar a ampla defesa da pessoa acoimada da prática ilícita.

(AgRg na APn 313/DF, relator Ministro Napoleão Nunes Maia Filho, Corte Especial, julgado em 4/4/18, DJe de 18/4/18.)"

A mesma interpretação de procedibilidade acusatória pode ser feita em relação ao crime de difamação, pois o art. 139 do Código Penal exige, também, que a narração fática sobre a ocorrência delitiva seja gerada com base em elementos específicos e individualizados:

"Art. 139 - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação:"

Enquanto na calúnia há imputação de fato descrito como crime na legislação brasileira, na difamação é feita uma falsa acusação de fato não criminoso, mas desonroso, capaz de ofender a honra objetiva da vítima. Pode-se dizer que são imputações capazes de gerar impactos negativos na vida pessoal ou profissional da vítima, mas que só estará caracterizada, para fins de procedibilidade acusatória, caso o autor da denúncia ou da queixa-crime consiga pormenorizar a suposta conduta criminosa:

"O tipo de difamação exige a imputação de fato específico.

(Inq 2582, Relator(a): RICARDO LEWANDOWSKI, Tribunal Pleno, julgado em 21/11/07, DJe-031  DIVULG 21/2/08  PUBLIC 22-02-2008 EMENT VOL-02308-01  PP-00131)"

Com efeito, no crime de injúria, onde a dignidade e o decoro são tratados como condições de procedibilidade que depende de interpretação subjetiva da própria vítima do delito, uma vez que o tipo penal não faz referência a fato objetivo, mas à honestidade do ofendido, a condição de procedibilidade acusatória dependerá de análise interpretativa do julgador, que colocará na balança a viabilidade acusatória vista sob o prisma da razoabilidade.

"A imputação de eventual prática de injúria, principalmente na seara pública, deve ser analisada de forma contextualizada.

(...)

Embora o querelado tenha feito menção ao nome do querelante em determinado ponto da entrevista, o acusado, na verdade, agiu com animus criticandi em relação a determinados setores administrativos governamentais, restando ausente o dolo específico do tipo.

(APn n. 1.028/DF, relatora Ministra Nancy Andrighi, Corte Especial, julgado em 16/11/22, DJe de 21/11/22.)"

Linhas gerais, enquanto os crimes de calúnia e difamação devem ser descritos dentro de contexto objetivo e pormenorizado, o crime de injúria, como depende de análise subjetiva da vítima, a sua tipicidade material dependerá interpretação Judicial.

----------

Decreto-lei 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal.

RHC 77.768/CE, relator Ministro Reynaldo Soares da Fonseca, Quinta Turma, julgado em 18/5/17, DJe de 26/5/17

AgRg no REsp 1.695.289/SP, relator Ministro Joel Ilan Paciornik, Quinta Turma, julgado em 7/2/19, DJe de 14/2/19

RHC 77.243/RJ, relatora Ministra Maria Thereza de Assis Moura, Sexta Turma, julgado em 17/11/16, DJe de 6/12/16

Apn 388/DF, relator Ministro Hamilton Carvalhido, Corte Especial, julgado em 15/6/05, DJ de 26/9/05, p. 160

APn 881/DF, relator Ministro Og Fernandes, Corte Especial, julgado em 15/8/18, DJe de 21/8/18

AP 541, Relator(a): LUIZ FUX, Tribunal Pleno, julgado em 20/03/14, ACÓRDÃO ELETRÔNICO DJe-213  DIVULG 29/10/14  PUBLIC 30/10/14

Inq 2870, Relator(a): JOAQUIM BARBOSA, Tribunal Pleno, julgado em 15/3/12, ACÓRDÃO ELETRÔNICO DJe-154 DIVULG 6/8/12 PUBLIC 7/8/12

Ricardo Henrique Araujo Pinheiro

VIP Ricardo Henrique Araujo Pinheiro

Advogado especialista em Direito Penal. Sócio no Araújo Pinheiro Advocacia.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca