MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Como obter sucesso na perícia do INSS? Dicas matadoras para o segurado de primeira viagem

Como obter sucesso na perícia do INSS? Dicas matadoras para o segurado de primeira viagem

Com a documentação em dia, a apresentação adequada e a postura correta durante a perícia médica, o requerente pode aumentar suas chances de sucesso e conseguir a concessão do benefício previdenciário.

segunda-feira, 22 de maio de 2023

Atualizado às 14:29

Se você está buscando um benefício previdenciário pelo INSS, sabe que a perícia médica é um dos momentos mais importantes do processo. É nesse momento que o médico perito avaliará se você preenche ou não os requisitos legais para a concessão do benefício. E é por isso que é tão importante estar bem preparado e seguir algumas dicas que aumentam as suas chances de sucesso.

A perícia médica é um dos momentos mais importantes para quem busca um benefício previdenciário pelo INSS. É por meio dela que o médico perito avaliará se o requerente preenche ou não os requisitos legais para a concessão do benefício. Por isso, é importante estar bem preparado para a perícia e seguir algumas dicas para aumentar as chances de sucesso.

A primeira dica é reunir toda a documentação necessária para a perícia. Isso inclui laudos médicos, exames, receitas, entre outros documentos que comprovem a existência da doença ou lesão e as limitações que ela causa. É importante que a documentação esteja atualizada e em conformidade com as normas do INSS. A falta de documentos pode ser um fator decisivo para a negativa do benefício.

Outra dica importante é comparecer à perícia médica com antecedência. Chegar com atraso pode gerar estresse e ansiedade, que podem prejudicar a avaliação. Além disso, é fundamental que o requerente esteja vestido de forma adequada e confortável. Roupas apertadas ou inadequadas podem dificultar os exames e as avaliações.

Durante a avaliação, é importante responder todas as perguntas do perito com clareza e objetividade. O requerente deve ser sincero e transparente, sem exagerar ou minimizar os sintomas. É fundamental relatar todos os sintomas e as limitações, mesmo aqueles que parecem pequenos ou irrelevantes.

Também é importante levar um acompanhante, caso seja necessário. O acompanhante pode auxiliar na comunicação com o perito, ajudar nas atividades práticas durante a avaliação e fornecer apoio emocional. É importante lembrar que o perito avalia não apenas o diagnóstico, mas também as limitações e as dificuldades que a doença ou a lesão causam no dia a dia do segurado.

É importante destacar que a avaliação do perito leva em conta não apenas o diagnóstico, mas também as limitações e as dificuldades que a doença ou a lesão causam no dia a dia do segurado. Por isso, é fundamental relatar todos os sintomas e as limitações, mesmo aqueles que parecem pequenos ou irrelevantes.

Caso o requerente não concorde com a decisão do perito, é possível recorrer da decisão por meio de recursos administrativos ou judiciais. Nesse caso, é importante buscar o auxílio de um advogado especializado em direito previdenciário, que poderá orientar sobre os melhores caminhos para obter a concessão do benefício.

Por fim, é importante lembrar que o processo de concessão de benefícios pelo INSS pode ser longo e burocrático, mas que o segurado tem direito a buscar o benefício ao qual tem direito. Com a documentação em dia, a apresentação adequada e a postura correta durante a perícia médica, o requerente pode aumentar suas chances de sucesso e conseguir a concessão do benefício previdenciário.

Raphael Cajazeira Brum

VIP Raphael Cajazeira Brum

Advogado com mais de 18 anos de experiência em Direito Empresarial e Previdenciário e fundador do escritório RCB ADVOGADOS.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca