MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Plano de saúde deve custear imunoterapia

Plano de saúde deve custear imunoterapia

Havendo prescrição médica, fundamentando a necessidade da imunoterapia, o plano de saúde deve fornecer o tratamento.

domingo, 13 de agosto de 2023

Atualizado em 14 de agosto de 2023 10:04

A imunoterapia é um tipo de tratamento contra o câncer que, com o uso de medicamentos, tem o objetivo de recuperar a capacidade do sistema imunológico do paciente, para que o próprio sistema de defesa do corpo possa combater o tumor.

Assim, por ser um tratamento que tem se mostrado eficaz, os médicos têm prescrito a seus pacientes, muitas vezes associado a outros tratamentos.

Plano de saúde deve fornecer imunterapia?

Sim! Havendo prescrição médica, fundamentando a necessidade do tratamento através da imunoterapia, o plano de saúde tem obrigação de fornecer.

Imunoterapia com medicamento de alto custo

Inegavelmente, o tratamento oncológico tem um elevado valor, porém, isso não exclui a responsabilidade do plano de saúde de fornecer o tratamento, assim como também não exclui o direito do paciente oncológico em recebê-lo.

Requisitos para conseguir imunoterapia pelo plano de saúde:

- Relatório médico completo com a indicação do tratamento;

- Negativa administrativa da operadora do plano de saúde;

- Advogado especialista em Direito Oncológico.

A importância do relatório médico

O relatório médico será utilizado como documento para comprovar a real necessidade do tratamento pretendido, logo, quanto mais detalhes ele tiver, melhores serão suas chances de conseguir a imunoterapia.

O plano de saúde negou meu tratamento. Como reverter?

Se mesmo com o relatório médico detalhado, fundamentando a necessidade do seu tratamento, a operadora do plano de saúde negar seu pedido (é o que chamamos de negativa do plano de saúde), certifique-se de ter como comprovar essa negativa.

Então, e-mails, conversas no WhatsApp, protocolo de ligação, onde foi informado a negativa servem como forma de comprovar que o plano negou seu pedido.

Se a negativa por presencial, exija um comprovante por escrito. É seu direito saber o motivo da negativa por escrito.

Afinal, com a indicação médica comprovada, bem como, com a negativa de cobertura, judicialmente, é possível reverter essa negativa e conseguir realizar o tratamento adequado, através de ação judicial com pedido liminar.

Daniel Oliveira

VIP Daniel Oliveira

Advogado, Especialista no Direito à Saúde. Sócio Fundador do escritório Oliveira Advocacia. Mestrando pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em Portugal.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca