MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. O salário do devedor pode ser penhorado? Entenda a decisão do STJ acerca da relativização da impenhorabilidade salarial

O salário do devedor pode ser penhorado? Entenda a decisão do STJ acerca da relativização da impenhorabilidade salarial

Raquel Ribeiro Santos

A decisão do STJ acerca da relativização é atrativa para o credor, tendo em vista que a satisfação na execução constantemente é infrutífera. No entanto, é de suma importância que seja definida de forma clara o limite da porcentagem que poderá ser penhorada.

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Atualizado às 08:23

A fase processual da execução civil é concretizada pelo direito reconhecido em sentença ou por meio do título executivo extrajudicial, considera-se o momento em que se cria a expectativa ao credor em ser reparado de seus prejuízos e recuperar os valores oriundos de uma obrigação que não foi devidamente cumprida pelo devedor.

No entanto, em que pese a resistência do credor para obter a recuperação de seus valores, por meio de execução típica e atípica, na maioria de suas tentativas, restaram infrutíferas seu direito creditório. Usualmente isso ocorre em virtude de abuso do devedor, pois o credor se depara com a ocultação de patrimônio ou até mesmo se encontra no cenário em que o devedor só possui bens que são impenhoráveis.

Não obstante as diversas formas de penhora, é de suma importância destacar que, com base na interpretação da lei, nem tudo pode ser levado à penhora em uma execução civil. Conforme pode ser observado no artigo 833 do CPC, há bens que são impenhoráveis. Destaca-se, neste artigo, o inciso IV do referido dispositivo legal, onde está previsto que os salários são impenhoráveis, ressalvadas as hipóteses previstas no §2º do mesmo artigo1.

No entanto, em 25/4/23, o STJ, por meio do Resp 1.874.22, em julgamento de embargos de divergência, admitiu a penhora do salário, estabelecendo a possibilidade da relativização da impenhorabilidade salarial, contanto que seja preservada a sobrevivência de forma digna para o devedor e sua família, aplicando o princípio da menor onerosidade para o devedor, conforme pode ser observado no trecho destacado: "permitindo que seja atenuada à luz de um julgamento principiológico, em que o julgador, ponderando os princípios da menor onerosidade para o devedor e da efetividade da execução para o credor, conceder a tutela jurisdicional mais adequada a cada caso, em contraponto a uma aplicação rígida, linear e inflexível do conceito de impenhorabilidade".

Diante do entendimento do STJ, iniciaram as discussões sobre o tema, existindo críticas acerca da relativização estabelecida, especialmente no que diz respeito à segurança do devedor. No entanto, ressalta-se que precisa ser averiguado com cautela se a penhora de salário irá comprometer a subsistência de forma digna do devedor e de sua família. Questiona-se até que ponto pode ser assegurado que prosseguir com uma penhora salarial não irá afetar a dignidade da pessoa humana e a proteção legal do salário. Indaga-se de quem será a responsabilidade para decidir o que pode ser considerada como a segurança do mínimo existencial de uma pessoa.  

Por outro lado, se discute que a decisão de penhora salarial é correta, sob o argumento que o devedor não pode ad aeternum não satisfazer o débito do credor. A relativização da impenhorabilidade salarial também pode ser interpretada de forma positiva, visto que somente poderá ser relativizada de forma excepcional, ou seja, não será realizada antes mesmo de o credor tentar satisfazer o seu crédito por todas as formas típicas e atípicas presentes na fase de execução, além disso, não será penhorado o valor integral do salário, sendo observada com cautela a subsistência digna do devedor.

Superados os pontos da segurança ao devedor, torna-se importante destacar que o credor também precisa ter preservada sua dignidade do mínimo existencial, além da preservação dos princípios da execução.

Um dos pilares da execução civil é justamente o princípio da efetividade de execução, no intuito da satisfação do crédito. O credor dedicou tempo, valor monetário, para realizar uma prestação de serviço, realizou a venda de seu material e serviço, ou qualquer outro meio que gerou uma obrigação ao devedor em realizar um pagamento, sendo evidente que precisa ser viabilizado ao credor o seu retorno financeiro. 

Deste modo, se há possibilidade de efetivar o recebimento de seu crédito por intermédio da penhora salarial do devedor, não há óbice em prosseguir com essa interpretação, desde que seja preservada a subsistência do devedor e sua família, uma vez que o juiz deve aplicar esforços para satisfação do crédito, com base no princípio da efetividade da execução.

Destarte, conclui-se que a decisão do STJ acerca da relativização é atrativa para o credor, tendo em vista que a satisfação na execução constantemente é infrutífera. No entanto, é de suma importância que seja definida de forma clara o limite da porcentagem que poderá ser penhorada, para assegurar e definir conceitualmente o mínimo existencial na vida de uma pessoa diante da penhora salarial, a fim de que a relativização da impenhorabilidade salarial concretize uma segurança jurídica para o credor, para o devedor e, por que não dizer, para o próprio magistrado, proporcionando uma decisão justa e eficaz.

-------------------------

1 "Os vencimentos, os subsídios, os soldos, os salários, as remunerações, os proventos de aposentadoria, as pensões, os pecúlios e os montepios, bem como as quantias recebidas por liberalidade de terceiro e destinadas ao sustento do devedor e de sua família, os ganhos de trabalhador autônomo e os honorários de profissional liberal, ressalvado o § 2º.

Raquel Ribeiro Santos

Raquel Ribeiro Santos

Advogada Cível de Trigueiro Fontes Advogados em São Paulo.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca