
Trigueiro Fontes Advogados
Alameda Santos, 2326, Salas 76 e 77, Jardins - São Paulo/SP - 01418-200 - Brasil
TRIGUEIRO FONTES Advogados passa por uma de suas fases mais promissoras em termos de prestação de serviços. A equipe formada ao longo dos últimos 20 anos está mais experiente e o resultado naturalmente é percebido pelos clientes, os quais notam um relacionamento mais fluido entre seus departamentos jurídico e financeiro e nossos advogados (em torno de 170). Atualmente quase 32 sócios comandam o escritório, os quais concretizam o projeto traçado há tanto tempo: atender à demanda de dos clientes em boa parte do Brasil, tornando mais pragmático o relacionamento e evidentemente minimizando custos em face do maior volume de trabalho que aparece. São vários os endereços do Escritório: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, que atendem os clientes em todo o Brasil. A banca continua trabalhando com determinação e perseverança, haja vista o desafio de ser um escritório bem estruturado, em permanente evolução e com ampla capacidade de atendimento. As áreas de atuação do Escritório diversificam-se a cada instante e hoje atende questões de Direito Civil (contratos, coisas, comercial), Direito do Consumidor, Direito Tributário, Direito Administrativo, Direito do Trabalho, Direito Previdenciário, Direito Econômico, Arbitragem, Regulatório (vigilância sanitária, energia elétrica), Direito Imobiliário, Direito Societário (constituição e encerramento de empresas, atos societários), Fusões e Aquisições, Compra e Venda de Empresas, Auditoria Legal, Investimento Estrangeiro, Meio-Ambiente, Criminal Empresarial, Propriedade Intelectual, Planejamento Patrimonial e Sucessório, Licitações e Comércio Exterior.
Áreas de atuação
Direito Administrativo, Direito do Consumidor, Direito Econômico, Direito Imobiliário, Direito do Trabalho, Direito Societário, Direito Tributário, Arbitragem, Fusões & Aquisições, Direito Regulatório, Auditoria Legal, Causas Previdenciárias, Comércio Exterior, Compra e Venda de Empresas, Direito Criminal Empresarial, Direito de Energia Elétrica, Investimento Estrangeiro, Licitações, Meio Ambiente, Planejamento Patrimonial e Sucessório, Vigilância Sanitária, Contencioso Civil
Idiomas
Localização
Alameda Santos, 2326, Salas 76 e 77, Jardins São Paulo/SP - 01418-200 BrasilUnidades
São Paulo/SP
Alameda Santos, 2326, Salas 76 e 77,
Jardins - São Paulo/SP - 01418-200 - Brasil
Telefone: (11) 3555-0255
Rio de Janeiro/RJ
Avenida Rio Branco, 01 17º andar - sala 1704
Centro - Rio de Janeiro/RJ - 20090-003 - Brasil
Telefone: (21) 2215-4087
Publicações


O direito aos créditos de PIS e Cofins sobre logística reversa
A PNRS impõe responsabilidade compartilhada sobre resíduos, exigindo gestão ambiental eficiente e cumprimento legal.

Reforma tributária e Direito Penal: Incertezas sobre tipicidade e competência jurisdicional pós-reforma
Modernização dos impostos traz dúvidas no Direito Penal sobre tipicidade e competência, exigindo ajustes legais para evitar insegurança jurídica.

Holding patrimonial e o ITCMD na reforma tributária
A constituição de holding patrimonial é ferramenta de planejamento tributário e sucessório, mas exige cautela diante da reforma e riscos fiscais.

Seus direitos contra reajustes abusivos e rescisões arbitrárias em planos de saúde
Planos de saúde coletivos disfarçados causam reajustes abusivos e decisões judiciais os tratam como individuais para proteger consumidores.

PEC dos precatórios: Novo regime de pagamentos de precatórios e as implicações para os credores
A PEC 66/23 altera o regime de precatórios, impondo limites de pagamento e parcelamento de dívidas, o que pode ampliar prazos e impactar a previsibilidade dos credores.

ESG e Greenwashing, uma visão sobre a prática da propaganda enganosa
A adoção efetiva de práticas ESG no Brasil enfrenta entraves como burocracia, custos e greenwashing, exigindo regulamentação, fiscalização e engajamento coletivo.

Quando a escola se omite: A responsabilidade civil por casos de bullying
Violência nunca é resposta ao bullying. Escolas e pais devem agir com responsabilidade, pois omissão gera danos e consequências legais severas.

O impacto da reforma tributária na locação e venda de imóveis - Reflexões e planejamento da pessoa física
A reforma tributária, pela EC 132/23, cria um novo sistema tributário sobre consumo e patrimônio, afetando locação e venda de imóveis, com aumento na tributação para pessoas físicas.

Liberdade de (não) contratar com a Administração Pública: Um novo e positivo capítulo
Decisão judicial reafirma que empresas não são obrigadas a contratar com o poder público, reforçando a livre iniciativa e os limites à intervenção estatal.

Bebês reborn e litigância predatória: A litigiosidade brasileira em evidência
O artigo analisa como casos absurdos, como a guarda de bebês reborn, e a litigância predatória revelam o excesso de ações judiciais no Brasil.

"Golpe do falso advogado" - Como se prevenir e os impactos na prática da advocacia
O "golpe do falso advogado" afeta a confiança na Justiça. OAB reage com medidas preventivas e cobra investigação da PF contra fraudes digitais.

O golpe do falso advogado
Golpe do falso advogado cresce. Criminosos usam dados reais para enganar vítimas.

IA generativa e o futuro da advocacia estratégica: Potencializando a prática jurídica com a inteligência artificial
A IA generativa revoluciona a advocacia ao ir além da automação, ampliando a estratégia jurídica com análise preditiva, criação de teses e ética na inovação.

Regulação da inteligência artificial. Sancionadas as leis 15.123/25, 15.124/25 e 15.125/25 que garantem maior proteção à mulher
Três novas leis sancionadas em abril de 2025 reforçam a proteção da mulher, com foco em violência psicológica, igualdade acadêmica e monitoramento de agressores.

O Direito na era dos dados: Como a IA e a jurimetria estão transformando a advocacia
IA e jurimetria moldam novo Direito com decisões estratégicas, Justiça mais ágil e advocacia orientada por dados.

Há direito à indenização para a gestante que recusa, injustificadamente, o retorno ao trabalho?
Estabilidade da gestante não é direito absoluto: recusa injustificada ao retorno pode configurar renúncia e impedir indenização.

Aspectos jurídicos e inclusão profissional de pessoas do espectro autista
Dia do Autismo reforça a importância da inclusão, do diagnóstico precoce e da garantia de direitos para pessoas com TEA e seus cuidadores.

Requisitos para fornecimento de medicamento de alto custo não incorporado ao SUS
A decisão do ministro Gilmar Mendes reafirma que a Administração Pública não deve fornecer medicamentos sem registro na Anvisa, salvo exceções bem fundamentadas.

Falsificado não, dupe!
O termo "dupe" se popularizou em 2024, oferecendo alternativas legítimas e acessíveis a produtos de luxo, sem infringir direitos autorais ou de propriedade intelectual.

Publicada a primeira lei que regulamenta a reforma tributária
A LC 214/25 cria o IBS, a CBS e o IS, substituindo impostos atuais. Estabelece isenção de impostos para itens essenciais e traz mudanças no sistema de pagamento.

Novas regras para o programa de integridade no âmbito da lei de licitações
A lei 14.133/21 e o decreto 12.304/24 estabelecem regras para programas de integridade em licitações, promovendo transparência e segurança nas contratações públicas.

A sua empresa monitora todos os gatilhos e lança as informações dos processos trabalhistas no eSocial?
O eSocial, atualizado em 10/23, exige registro de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias, incluindo pagamentos de ações judiciais. Multas podem aplicar-se.

Promulgado Marco Legal dos Seguros
Marco Legal dos Seguros traz inovações que modernizam e fortalecem a segurança jurídica nos contratos.

Precedentes vinculantes relacionados ao Direito à Saúde
A saúde, direito fundamental, impulsiona a judicialização, com decisões do STF e STJ sistematizando o fornecimento de medicamentos pelo Estado.

Responsabilidade das redes sociais por fraudes cometidas por perfis falsos
O fim de ano aquece o consumo, mas fraudes em perfis falsos preocupam. Redes sociais podem ser responsabilizadas? Tema controverso e em análise no STF.

Alteração no Código Penal. Sancionada lei 15.035/24 que cria cadastro nacional de pedófilos e predadores sexuais
Nova lei cria o cadastro nacional de pedófilos, tornando públicos dados de condenados por crimes sexuais, com garantias de sigilo às vítimas e possibilidade de revisão em caso de absolvição

Oportunidades tributárias para pessoas físicas
Análise sobre deduções, isenções e ações judiciais que podem gerar economia e justiça fiscal.

Aspectos criminais da lei de licitações - lei 14.133/21
A lei 14.133/21 moderniza regras de licitações e contratos, mantendo a punição de crimes previstos na legislação anterior, exceto o art. 89, agora extinto.



