MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A regulamentação do uso da cannabis medicinal e a responsabilidade legal dos planos de saúde

A regulamentação do uso da cannabis medicinal e a responsabilidade legal dos planos de saúde

Cecilia Montenegro de Menezes Patriota e Hawanne Aparecida Santos Da Silva

Embora seja indiscutível a necessidade de avanços no debate e na regulamentação legal do uso medicinal da Cannabis e o papel fundamental da ANVISA na garantia do acesso seguro à medicação, não se pode ignorar a legislação que rege os planos privados de saúde, que não impõe a responsabilidade de fornecimento de medicamentos de uso domiciliar, como é o caso dos produtos à base de Canabidiol.

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Atualizado às 09:08

Nos últimos anos, no Brasil, a utilização da Cannabis Medicinal adquiriu grande destaque no âmbito da saúde ao ser aplicado no tratamento de diversas patologias, com o objetivo de melhorar o bem-estar dos pacientes.

Não obstante, a normatização da utilização dessa substância permanece como uma temática complexa que envolve diversos setores e, a saúde suplementar é um deles.

A regulamentação da utilização da Cannabis Medicinal depara-se também com obstáculos morais e estigmas ligados à planta da cannabis sativa, bem como à associação da substância com o consumo recreativo da maconha.

Contudo, independentemente das discussões sociais sobre o tema, estudos realizados demonstram a eficácia das combinações que incluem CBD e THC, as quais podem ser amplamente empregadas para aliviar sintomas associados a doenças como a esclerose múltipla.

No contexto brasileiro, o cultivo dessas plantas está sujeito a rigorosas restrições, e a importação de medicamentos com esse princípio ativo implica em custos elevados.

A primeira regulamentação acerca do acesso à medicação a base de Cannabis foi a RDC 17/15, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Essa resolução permitia a importação, em caráter excepcional, de produtos à base de "Canabidiol" por pessoa física, para uso próprio, mediante prescrição médica, marcando um avanço regulatório significativo no acesso à medicação.

Tal normativa foi posteriormente revogada pela RDC 660/22 da ANVISA, que definiu critérios e procedimentos para a importação de produtos derivados de Cannabis, por pessoa física, para uso próprio, mediante prescrição de profissional legalmente habilitado, para tratamento de saúde. Atualmente, 25 produtos à base de Cannabis são aprovados pela ANVISA.

A Resolução vigente permite que a importação do produto possa ser intermediada por entidade hospitalar, unidade governamental ligada à área da saúde e pelas operadoras de plano de saúde para o atendimento exclusivo e direcionado ao paciente previamente cadastrado na ANVISA.

Como o uso da maconha medicinal tem se mostrado como uma opção eficaz no tratamento de diversas patologias, observou-se um aumento no número de pacientes que buscam a via judicial para obter o fornecimento e custeio da medicação pelos seus respectivos planos de saúde.

Ocorre que, a determinação judicial desses pedidos encontra limite na lei 9.656/98, que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde, mais especificamente no art. 10, inciso VI.

No referido dispositivo encontra-se uma exclusão legal de obrigatoriedade do fornecimento de medicamentos de uso domiciliar por parte das operadoras de saúde. Certo é que seria inviável que o plano de saúde privado fornecesse medicação de uso domiciliar, como analgésicos, antitérmicos, pomadas, suplementos vitamínicos, antibióticos, entre outras milhares de opções.

E, a medicação a base de Cannabis, além de todo contexto social e político, se apresenta, materialmente, como um medicamento de uso domiciliar.

Somente o fato de um produto ser regulamentado pela ANVISA ou ter sua importação aprovada não é suficiente para que os planos de saúde forneçam a medicação prescrita, afinal, estamos diante de um contrato de prestação de serviços médico-hospitalares, e não de fornecimento de insumos.

É importante lembrar que a relação estabelecida entre as partes em um contrato de plano de saúde é de caráter privado, regida tanto pelos termos do contrato, quanto pela legislação concernente, pela qual os planos se baseiam para buscar o preço justo de suas mensalidades.

Logo, não se nega a necessidade de avanços no debate e regulamentação legal do uso medicinal da maconha. Além disso, registra-se a importância do papel da ANVISA na busca à concretização do direito à saúde, visando garantir com segurança o acesso à medicação.

Portanto, embora seja indiscutível a necessidade de avanços no debate e na regulamentação legal do uso medicinal da Cannabis e o papel fundamental da ANVISA na garantia do acesso seguro à medicação, não se pode ignorar a legislação que rege os planos privados de saúde, que não impõe a responsabilidade de fornecimento de medicamentos de uso domiciliar, como é o caso dos produtos à base de Canabidiol.

-------------------------------

Brasil. ANVISA. Resolução da Diretoria Colegiada - RDC 327, de 9 de dezembro de 2019. Brasília, 2019.

Brasil. ANVISA. Resolução da Diretoria Colegiada - RDC 17, de 06 de maio de 2015. Brasília, 2015.

Brasil. ANVISA. Resolução RDC 660, de 30 de março de 2022. Brasília, 2022.

Brasil. lei 9.656, de 3 de junho de 1998. Brasília, 1998.

Farias, Erika. "Novos tempos: Cannabis Medicinal ganha espaço no SUS." EPSJV/Fiocruz, 07 de julho de 2023. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/novos-tempos-cannabis-medicinal-ganha-espaco-no-sus.

Gregório, Luiz Elídio, e Mascarenhas, Nadine Gonçalves. "O uso medicinal da Cannabis sativa L.: regulamentação, desafios e perspectivas no Brasil." Revista Concilium, vol. 22, no. 3, DOI: 10.53660/CLM-220-230, ISSN: 1414-7327.

Longarai, George Solon. "Canabidiol medicinal: direito à saúde no Brasil e o papel do judiciário em meio a conflitos legais, morais, tabus e preconceitos." Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/33791.

Portela, Ronaldo; Mota, Daniel Marques; Ferreira, Paulo José Gonçalves; Lula, Mariana Dias; Reis, Bruno Barcala; Oliveira, Helian Nunes de; Ruas, Cristina Mariano. "Judicialização de produtos à base de canabidiol no Brasil: uma análise de 2019 a 2022." Disponível em: https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/8353.

Cecilia Montenegro de Menezes Patriota

Cecilia Montenegro de Menezes Patriota

Advogada especializada em Saúde Suplementar.

Hawanne Aparecida Santos Da Silva

Hawanne Aparecida Santos Da Silva

Estudante de direito.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca