MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Uma releitura da obra "O caso dos exploradores de caverna", de Lon Luvois Fuller sob a ótica de uma operadora do Direito

Uma releitura da obra "O caso dos exploradores de caverna", de Lon Luvois Fuller sob a ótica de uma operadora do Direito

Um dos grandes desafios do operador do Direito é compreender que nem sempre o Direito e a Justiça se encontram em plena harmonia de conceitos e finalidades.

terça-feira, 3 de outubro de 2023

Atualizado às 14:28

Relendo o "O caso dos exploradores de caverna", de Lon Luvois Fuller, pude parar para refletir sobre as entranhas do Direito sob uma ótica diferente da minha primeira leitura, quando ainda era estudante e não o conhecia tão intimamente.

Confesso que quando tive o primeiro contato com a leitura desse livro eu era apenas uma estudante de Direito ainda muito iludida com o universo jurídico que estava se abrindo para mim.

Grande parte dos estudantes quando se deparam com o Direito acreditam em um ideal de justiça intocável, em que o justo é justo e não há o que se discutir. Nesse sentido, rememoro que, na época, fiquei muito revoltada com o resultado final do julgamento, de tal forma que a intenção do livro, a de levar a uma reflexão filosófica, ficou de lado.

Hoje compreendo que a lei é criada com um objetivo específico e a cada caso deve ser aplicada considerando as peculiaridades que envolvem os fatos. Um exemplo bem simples é o da pensão. Toda criança tem direito a receber alimentos para fazer frente às suas despesas com alimentação, saúde e educação. Contudo, o valor a ser arbitrado vai depender da necessidade do menor e da capacidade do pai ou da mãe para pagar.

Ou seja, o julgador é obrigado a analisar o caso concreto ao invés de aplicar a lei nua e crua, fugindo, ainda, do mito dos 30% que tanto reverbera por dentro de nossa sociedade.

No caso dos exploradores da caverna, a sobrevivência deles estava condicionada à capacidade de se alimentar. Porém, o local onde estavam presos não dispunha de meios suficientes para suprir as necessidades dos exploradores. Assim, forçados pelo contexto de sobrevivência, optaram por sacrificar um deles de modo a terem alimentos até que fossem resgatados. Seguindo a seguinte lógica: um morre para que os outros quatro consigam sobreviver.

A obra em questão elucida uma complexidade de direitos que, em muitos casos, conflitam entre si. Afinal, os quatro homens foram resgatados somente 32 dias após o acidente, a um custo financeiro altíssimo e mediante a perda da vida de 10 operários que morreram durante o resgate em função dos deslizamentos.

Além disso, a morte de um deles se tornou imperiosa para sobrevida dos demais até que o resgate ocorresse. E, para tanto, firmou-se um contrato entre os cinco homens de modo a evitar a morte de todos por inanição. A solução, no momento, pareceu plausível, uma vez que consultado o chefe dos médicos ali presente, este informou, a contragosto, que o consumo da carne humana poderia amenizar o quadro de inanição e aumentar, consideravelmente, a chance de sobrevivência.

Foi feito um acordo em que todos foram signatários. O explorador escolhido chegou a pedir a anulação do pacto firmado, mas não foi ouvido. Contudo, quando questionado se aceitaria os resultados dos dados jogados por outra pessoa, ele aceitou e, assim, a sorte ficou contra ele.

Quando resgatados e o caso veio à tona, muitos analisariam o fato e, perante as leis daquele país, a atitude dos sobreviventes foi considerada homicídio, independente das circunstâncias. Assim foi o entendimento do Tribunal de Primeira Instância.

Inconformado com a sentença que condenaria os quatro sobreviventes à forca, o advogado recorreu à Suprema Corte. Foi nesse momento que os julgadores se depararam com uma diversidade de opiniões e precisou uniformizar o pensamento, a fim de chegar a um veredicto final.

O Presidente da Suprema Corte entendia que aos réus deveria ser concedida clemência. Já o juiz Foster J. discordava do Presidente e o criticava ferrenhamente afirmando que ele estava se esquivando do julgamento do caso.

De acordo com o juiz Foster J., o texto da lei deveria ser lido de maneira mais racional de forma a avaliar o ato praticado pelos réus, conforme seu propósito.

Quanto ao juiz Tatting, J., entendeu que seria impossível dissociar o emocional do intelectual no julgamento do caso. Diante disso, o juiz mostrou-se pasmo ao imaginar os quatro acusados, após todo dinheiro dispendido para lhes salvar a vida e de tantas vidas perdidas na operação de resgate, sendo condenados à morte.

O juiz Keen J., por sua vez, deixou clara sua capacidade de distinguir sentimentos no exercício de suas funções e trouxe a princípio sua opinião sobre o caso, afirmando que enxergava todos os requisitos necessários para que o caso seja classificado como um assassinato.

O último juiz, Handy, J., último a votar, ponderou que todos somos falhos e trouxe a ideia de que a chance da maioria estar errada é menor do que a de uma pequena maioria regida por formalidades e burocracias e decidiu pela inocência dos réus.

Ao fim da votação, foi perguntado pelo Presidente ao juiz Tatting se após tudo exposto, ele gostaria de rever sua posição, mas o juiz manteve sua posição inicial. Ao final, com o empate apresentado na decisão, a sentença inicial foi mantida, e os réus foram sentenciados a morte.

Resta cientificamente comprovado que a sobrevivência de todos os réus só foi possível porque tiraram a vida de outrem. Diante disso, é impossível não questionar as premissas básicas que se baseiam nossa ordem legal e até mesmo os princípios humanos mais basilares.

Em um sentido físico, é possível imaginar que a prisão dos exploradores debaixo da terra estava separada da jurisdição humana por camadas espessas de pedras, o que os colocou no que o autor denominou de 'estado de natureza", vigorando ali, o regramento por eles criado e não o que os levou à forca.

Em contrapartida, impossível esquecer das dez pessoas que morreram para que apenas quatro sobrevivessem. Esse fato induz à uma profunda e triste ponderação sobre cada viaduto, ponte ou grande obra construída ao longo dos anos, que ao mesmo tempo que tanto progresso nos trazem, significam muitas vezes o sacrifício de vidas humanas.

A própria mineração que é uma atividade de suma importância em algumas regiões já levou centenas de vidas, sendo que muitas ainda estão soterradas.

Essa reflexão nos coloca em uma posição desconfortável. Veja que todo o progresso que tanto ostentamos foi baseado em vidas humanas esquecidas pelo tempo. Vidas, em geral, de pessoas humildes, trabalhadoras braçais cujo labor dependemos tanto. É preciso uma melhor compreensão da acerca da capacidade hermenêutica dos julgadores, eis que elastecer a lei e aplicá-la ao caso concreto, considerando cada peculiaridade que o faz único, é indispensável, afinal por detrás de cada peça processual há vidas humanas envolvidas.

Janaina M. Guilherme

VIP Janaina M. Guilherme

Advogada formada pela Universidade de Uberaba, especialista em Direito Civil e Processual Civil e em Direito Processual Penal pela Universidade Federal de Goiás, sócia da banca Janaina M. Guilherme.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca