MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. As trevas não podem apagar a luz

As trevas não podem apagar a luz

João Cláudio, mesmo após perder a visão por uma doença devastadora, persiste em seu sonho de ser advogado, enfrentando desafios na faculdade de direito com apoio da esposa, demonstrando resiliência e paixão pelo estudo.

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Atualizado às 09:40

Vou lhes contar a história de um bacharel em Direito que sonha em ser advogado. João Cláudio Lopes da Silva já havia enfrentado muitos desafios em sua vida. Quando jovem, um tumor devastador o deixou cego, tendo perdido a sua visão após doze cirurgias angustiantes e com mais de setenta e nove sessões extenuantes de radioterapia e oito radio cirurgias. Mas o que a doença cruel tirou de seus olhos, não pôde tocar no seu espírito resiliente e na sua determinação inabalável de alcançar o seu objetivo, apesar da escuridão que preenchia seu mundo.

Embora a cegueira agora definisse sua realidade cotidiana, João Cláudio se recusou a deixá-la definir seu futuro. João Cláudio se matriculou na faculdade de direito da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Com o apoio de sua querida esposa Angelita em seus braços, lendo textos e oferecendo todo o seu amor e carinho ajudaram a vencer as adversidades.

Cada aula foi uma luta e um aprendizado para com os seus professores. Para os seus colegas de faculdade as aulas e provas eram cotidianos, porém para João Cláudio cada tese e atribuição exigiu dobrar seus esforços. Mas João Cláudio prosseguiu, superando a dor e o cansaço impulsionado por pura resiliência e paixão por seu sonho de se tornar um advogado. Após inúmeras noites em claro de braile em livros e gravações de áudio para compreender questões legais complexas, ele perseverou.

Num brilhante dia de fevereiro de 2020, João Cláudio orgulhosamente recebeu seu muito merecido diploma de bacharel em direito, prova de que a deficiência não é páreo para o espírito humano. Com lágrimas de alegria, ele mostrou ao mundo que através da união e força de vontade, todas as coisas são possíveis. A história de luta de João Cláudio continua a trazer esperança e inspiração a incontáveis outros que enfrentam suas próprias noites escuras da alma. Sua jornada mostra que a visão por si só não delimita nossos horizontes- apenas nossa vontade de superar quaisquer desafios que possam surgir nos permite trilhar caminhos sem limites.

Hoje, João Cláudio está travando mais uma batalha contra o câncer. Nesses momentos difíceis, tenho certeza que seu espírito resiliente irá guia-lo a mais uma vitória, pois para Deus nada é impossível e não existe derrota para com o senhor. Com o apoio da sua esposa, da família e dos amigos que já o ajudaram tantas vezes, sei que João Cláudio vai superar esse desafio também e em breve estará inspirando muitos outros com sua história de perseverança e fé na capacidade humana de vencer os mais diversos obstáculos.

Acredito que seja pedagógico trazer um texto reflexivo bíblico João 9:2-7:41.

Jesus cura um cego de nascença

9 Enquanto Jesus caminhava, viu um homem que era cego de nascença. 2 "Mestre", perguntaram-lhe os discípulos, "porque foi que este homem nasceu cego? Por causa dos seus pecados ou por causa dos pecados de seus pais?"

3 "Nem uma coisa nem outra", disse Jesus, "mas para nele se mostrar o poder de Deus. 4 Temos todos de fazer as obras daquele que me enviou, enquanto é dia. A noite desce e todo o trabalho cessa. 5 Enquanto estiver aqui neste mundo, sou a luz do mundo!"

6 Então, cuspiu no chão e, fazendo lama com saliva, espalhou-a sobre os olhos do cego. 7 E disse-lhe: "Vai lavar-te ao tanque de Siloé!" (Siloé significa "enviado".) O homem assim fez e depois de se lavar voltou, vendo.

A cegueira espiritual

35 Quando Jesus soube do sucedido, e tendo encontrado o homem, perguntou-lhe: "Crês no Filho do Homem?"

36 "Quem é ele, Senhor, para que creia nele?"

37 "Já o viste", disse Jesus. "É aquele que fala contigo!"

38 O homem disse: "Sim, Senhor, creio!" E adorou-o.

39 Jesus explicou: "Vim para julgar o mundo. Vim para dar vista aos cegos e para mostrar àqueles que julgam ver que, afinal, são eles os cegos."

40 Os fariseus que ali estavam perguntaram: "Queres dizer com isso que somos cegos?"

41 "Se fossem realmente cegos, não teriam culpa", respondeu Jesus. "Mas a vossa culpa mantém-se, pois afirmam que podem ver."

Assim como o homem cego da bíblia, João Cláudio também possui a mesma limitação física, a cegueira. Porém, tal como o milagre de Jesus mostrou, a deficiência não define quem somos. Mais do que isso, foi justamente através dela que João Cláudio desenvolveu uma extraordinária força interior e visão de futuro que hoje o tornam uma inspiração.

Sua trajetória ensina que, assim como a cegueira física, a "cegueira espiritual" de duvidar do próximo ou julgar pelo visível são as maiores prisões. Ao demonstrar que a deficiência não obstaculizou seus sonhos, João Cláudio ilumina aqueles que se acham limitados e os desafia a enxergar além das aparências.

Da mesma forma, Jesus curando o cego significa que há uma luz superior capaz de sanar nossas cegueiras internas e nos guiar aos caminhos de realização plena. A história de João Cláudio é a prova viva disso, ao demonstrar que cada um de nós carrega em si uma "luz interior" capaz de vencer qualquer escuridão.

Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. (2 Timóteo 4:7-8).

João Cláudio Lopes da Silva

João Cláudio Lopes da Silva

Bacharel em direito

Clodoaldo Moreira dos Santos Júnior

Clodoaldo Moreira dos Santos Júnior

Phd em Direito, advogado e professor universitário.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca