MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Visões do futuro: tecnologia, IA, proteção de dados e Direito Digital em 2024

Visões do futuro: tecnologia, IA, proteção de dados e Direito Digital em 2024

O ano de 2024 promete ser marcante no campo da tecnologia, da IA, da proteção de dados e do direito digital. Explorando fontes diversas, delineamos as tendências e previsões mais significativas para cada área.

quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Atualizado às 13:53

Inteligência artificial - IA:

Avanços e desafios da IA: 2024 deverá ser um ano de avanços significativos em IA, especialmente na eficiência de agentes AI em tarefas práticas e na integração com outros serviços. Haverá também uma ênfase crescente em hardware de IA mais acessível e de baixo consumo de energia, devido à potencial escassez de processadores de GPU. Além disso, a governança responsável de IA e a "verificação da realidade" em relação às expectativas infladas, especialmente em IA generativa, serão focos importantes.

IA no Varejo e na Indústria:O setor de varejo poderá testemunhar o surgimento de consultores de compras impulsionados por IA generativa, enquanto a industrialização verá uma fusão entre IA generativa e digitalização industrial.

2. Proteção de dados:

Repatriação de dados na nuvem: Uma tendência importante será a repatriação de dados da nuvem, onde as organizações estão trazendo alguns dados de volta para infraestruturas locais, criando oportunidades significativas para revendedores e integradores de sistemas.

Ecosistemas de segurança e ransomware: A luta contra o ransomware e outras ameaças cibernéticas será reforçada pelo aumento de ecossistemas de segurança orientados por fornecedores, que buscam unir segurança cibernética e proteção de dados para criar soluções mais robustas e integradas.

Conformidade e IA generativa: As organizações precisarão se adaptar às regulamentações emergentes focadas em IA generativa, especialmente aquelas relacionadas à privacidade de dados, exigindo ferramentas de conformidade e governança de dados mais sofisticadas.

3. Cibersegurança:

Autenticação sem senha: A tendência de autenticação sem senha ganhará força em 2024, com um movimento em direção a métodos mais seguros, como passkeys, biometria e tokens de hardware.

Prioridade para escritórios de advocacia: A cibersegurança será uma prioridade crescente para escritórios de advocacia, com foco em melhorar a detecção de ameaças e reduzir riscos em sistemas específicos.

Ataques de phishing avançados e engenharia social: Ataques sofisticados de phishing e engenharia social, utilizando informações detalhadas e pessoais, e a ascensão de ataques 3D, combinando voz, vídeo e texto, serão uma preocupação crescente.

Treinamento interno em segurança: Haverá um enfoque renovado no treinamento eficaz de segurança cibernética dentro das organizações para combater ameaças internas.

Conclusão:

Em 2024, assistiremos a uma interação dinâmica entre avanços tecnológicos, desafios de cibersegurança, desenvolvimentos em IA e novas abordagens na proteção de dados. Esses elementos, funcionando em conjunto, definirão um panorama de inovação contínua, desafios emergentes e oportunidades significativas para indivíduos e organizações.

-----------------------------------

Security Magazine: Top Cybersecurity Predictions of 2024 (https://www.securitymagazine.com/articles/100271-top-cybersecurity-predictions-of-2024)

ClicRDC: Inteligência Artificial em 2024 (https://www.clicrdc.com.br/inteligencia-artificial-em-2024-um-futuro-de-desafios-e-inovacoes/)

ABEINFO: Cinco Previsões de Gerenciamento e Proteção de Dados para 2024 (https://abeinfobrasil.com.br/cinco-previsoes-de-gerenciamento-e-protecao-de-dados-para-o-segmento-de-canais-em-2024)

Coriolano Aurélio de Almeida Camargo Santos

VIP Coriolano Aurélio de Almeida Camargo Santos

Advogado e Presidente da Digital Law Academy. Ph.D., ocupa o cargo de Conselheiro Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo (OAB/SP), com mandatos entre 2013-2018 e 2022-2024. É membro da Comissão Nacional de Inteligência Artificial do Conselho Federal da OAB. Foi convidado pela Mesa do Congresso Nacional para criar e coordenar a comissão de Juristas que promoveu a audiência pública sobre a criação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, realizada em 24 de maio de 2019. Possui destacada carreira acadêmica, tendo atuado como professor convidado da Università Sapienza (Roma), IPBEJA (Portugal), Granada, Navarra e Universidade Complutense de Madrid (Espanha).

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca